12º Festival das Cataratas deve reunir mais de 7,5 mil pessoas

Notícias

Com a presença de autoridades como o ministro do Turismo, Marx Beltrão, o 12º Festival das Cataratas será aberto oficialmente nesta quarta-feira (28). A solenidade será realizada às 19h, no Recanto Park Hotel, em Foz do Iguaçu (PR).
Mais de 7,5 mil pessoas são esperadas para esta edição do evento que já é considerada a maior da história e será palco de importantes discussões da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) sobre o turismo com a participação de representantes dos nove países pertencentes ao grupo: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Durante os trabalhos, o Brasil irá assumir a presidência pro tempore do grupo de trabalho, que até então era liderado por Timor Leste.
Esta edição do Festival também quebrou recordes no número de caravanas – 52 provenientes de 11 estados brasileiros, além de Uruguai, Paraguai e Argentina – e de trabalhos submetidos para o Fórum Internacional de Turismo do Iguassu (270) – o maior evento técnico-científico sobre turismo do Brasil.
Entre os principais eventos complementares do Festival está a Feira de Turismo e Negócios, que será aberta na quinta-feira (29) no Hotel Rafain Palace & Convention. Mais de 800 marcas estarão representadas no espaço, entre operadores de turismo, empresas aéreas, meios de hospedagem e de gastronomia, até destinos e atrativos turísticos de todo o Brasil. Além disso, pela primeira vez a África estará representada, com um estande de Angola.
Paralelamente a isso, no Parque Tecnológico Itaipu (PTI) a missão de desenvolvedores, designers, analistas de sistemas e empreendedores da área da tecnologia será apresentar soluções inovadoras para o mercado do turismo que atendam necessidades previamente validadas. A ideia do Hackatour Cataratas é baseada em maratonas de programação de software, conhecidas como ‘hackathons’. O termo é formado a partir das palavras ‘hack’ (programar de maneira excepcional) e “marathon” (maratona). No caso do Hackatour, a diferença é que a disputa será focada exclusivamente em demandas voltadas ao turismo.
Hackatour: em pouco mais de 30 horas, missão é desenvolver soluções tecnológicas para o mercado do turismo.
Além da Feira de Turismo e Negócios, do Fórum Internacional de Turismo do Iguassu e do Hackatour Cataratas, durante a programação do Festival serão promovidos as seguintes atrações: Salão do Vinho Argentino, Salão MICE Cataratas, Salão de Turismo Termal & Spa, Salão Adventure Cataratas, Salão E-Marketing Cataratas, Salão de Turismo de Compras, Salão de Turismo Cultural e Espiritualidade, Arena Gastronômica, Mostra Regional de Produtos Sustentáveis e Expo Hotel Cataratas.
Preocupação Socioambiental
A busca pela sustentabilidade e a responsabilidade socioambiental sempre foram características marcantes do Festival das Cataratas. Por isso, mais uma vez o evento será considerado Carbono Zero, com a compensação dm e desmontagem das estruturas do evento, uso de água e energia, viagens dos participantes, e excesso de produção de lixo.
O Festival das Cataratas possui o Selo ODM (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio) – Qualidade de Vida e Respeito ao Meio Ambiente e integra uma comissão que tem como objetivo articular e mobilizar ações em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em Foz do Iguaçu.
A segurança também é compromisso dos organizadores do Festival. O evento, desde a sua formatação se instrui pela Norma de Procedimento Técnico 041, específica para eventos, do Plano de Segurança contra Incêndio e Pânico (PSCIP), aliado a parceiros que mantém o mesmo ideal.
Assessoria de Imprensa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *