Guarabira terá Festival ‘Primavera do Teatro’ em setembro

Paraíba
Anúncios

A Prefeitura de Guarabira anunciou, por intermédio da sua Secretaria de Cultura e Turismo, a realização de um grande festival de teatro, que será realizado em setembro e deverá movimentar a cidade com participantes de vários estados do Nordeste. A abertura está prevista para o dia 23 de setembro próximo, com encerramento no dia 30, envolvendo todo o público da cidade e também as escolas da Rede Municipal de Ensino.
Trata-se da “Primavera do Teatro”, um evento artístico que envolverá diversas atrações durante oito dias, com espetáculos cênicos para crianças, adultos e teatro de rua. Além dos espetáculos, estão previstas ações como oficinas e apresentações musicais, bem como exposições dos estados participantes.
A primeira reunião da equipe que deverá compor os trabalhos de coordenação aconteceu na semana passada, coordenada pelo secretário de cultura de Guarabira, Percinaldo Toscano, que apresentou o projeto para os servidores municipais que deverão estar envolvidos no projeto.
A “Primavera do Teatro” será uma nova versão do Festival Nordestino de Teatro em Guarabira (FENETEG), que aconteceu durante três anos consecutivos durante a gestão da prefeita Léa Toscano, de 2002 a 2004. A novidade agora, segundo informações da Secult, será a realização do evento na Primavera, depois de tantos eventos em outros locais que focam as estações do inverno, do verão e, além das atividades do Caminhos do Frio em outros municípios do Brejo.
O evento também pretende disseminar a cultura e potencialidades de cada estado nordestino – como a culinária, o artesanato e atividades afins, conforme a disponibilidade de cada grupo participant.
Outra novidade será a entrega do troféu Pavão Misterioso para os espetáculos vencedores da mostra; uma forma de divulgar um grande valor cultural de Guarabira que vem se consolidando, cada vez mais, como a Terra do Cordel.
A “Primavera do Teatro”, de acordo com o projeto apresentado pela Prefeitura, surge para marcar a retomada das atividades cênicas na cidade, criando um intercâmbio entre os artistas locais e grupos de outros estados da região.
O edital de participação deverá ser divulgado nos próximos dias, tanto para a sociedade guarabirense, como também para os grupos da região Nordeste.
Redação com Secom Guarabira
 
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.