Semob lança Operação Passeio Livre para coibir estacionamento de veículos nas calçadas

Paraíba

A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) dará inicio, na próxima quinta-feira (3), à operação Passeio Livre. A iniciativa tem por objetivo intensificar a fiscalização para coibir a prática de estacionamento e permanência de veículos nas calçadas da cidade.
A ação é uma resposta às reclamações encaminhadas pela população, e será iniciada pelo calçadão que margeia a via principal da cidade. Ela se concentrará na Rua Pastor Jose Alves de Oliveira e na Avenida Duque de Caxias, do km 01 ao km 02.
“A intenção da operação Passeio Livre é, primeiramente, promover a conscientização das pessoas. Para isso, nos dias 1 e 2, pretendemos circular com carro de som informando à população sobre a irregularidade e, também, sobre a operação que seguirá. A partir do dia 3, então, as ações serão intensificadas, com fiscalização mais rigorosa e aplicação das sanções legais cabíveis. Queremos, com isso, coibir o estacionamento ilegal e dar ao passeio público a função a que se destina, que é trânsito de pedestres”, destaca a coordenadora de Educação no Trânsito, Telma Santos.
A operação segue as orientações do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) que, no artigo 68, assegura ao pedestre a utilização dos passeios ou passagens apropriadas das vias urbanas. Também obedece ao Artigo 181 (CTB), segundo o qual é terminantemente proibido o estacionamento de veículos no passeio, acarretando, pela aplicação da lei, a aplicação de multas e remoção do veiculo.
“Queremos ter um trânsito bem legal em nossa cidade e isso envolve a educação, o alerta para o respeito aos espaços, a fiscalização e a coibição de abusos e irregularidades. Para que isso ocorra é preciso que cada um faça sua parte e que a lei seja cumprida. Nesse caso específico, não estacionando nem motos, nem carros no passeio, pois atrapalha o trânsito de pedestres. A operação começa pela via central, mas queremos que ela seja intensificada por toda a cidade de Cabedelo”, concluiu Telma.
Secom João Pessoa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *