Exposição ‘João Pessoa – Ontem e Hoje’ será aberta nesta quarta-feira

Eventos Culturais Paraíba

A Fundação Espaço Cultural abre, nesta quarta-feira (09), a exposição ‘João Pessoa – Ontem e Hoje’. São 80 fotografias que podem ser vistas no Mezanino 2 da Funesc. Os registros têm como tema a capital paraibana e a construção do Espaço Cultural.
A parte da cidade é composta por reproduções de fotos de Gilberto Stuckert, que registrou casarios e vias públicas de João Pessoa. A mostra reúne fotografias do começo do século passado, incluindo diversos pontos turísticos da cidade.
Já as fotos da construção da Fundação Espaço Cultural, do início da década de 1980, pertencem ao Acervo Histórico Waldemar Duarte. Conforme João Pedro Ferreira, chefe do Acervo, as fotos do ‘hoje’ foram feitas pelo grupo Paraibando.

Acervo Histórico
João Pedro Ferreira destaca que o Acervo Histórico dispõe de documentos importantíssimos para a compreensão da história da Paraíba. “São documentos coloniais, de 1771 até 1978. Há até documentos de sesmarias datados de 1704 a 1895”, disse ele.
O Acervo também conta com hemeroteca, com diversas publicações de jornais editados na Paraíba. Há exemplares de jornais de 1912, como é o caso de A União. Também há exemplares dos jornais O Norte, Correio da Paraíba e Jornal da Paraíba.
João Pedro Ferreira também destacou o acervo de edições do Diário Oficial do Estado (DOE). “Destes nós temos edições a partir de 1955, que podem ser consultados mediante visita ao Acervo”, esclareceu João Pedro.
O chefe do Acervo Histórico Waldemar Duarte garantiu que todos os documentos encontram-se bem guardados e cuidados por uma equipe de arquivistas, à disposição do cidadão para consultas e pesquisas.
Serviço:
Exposição ‘João Pessoa – Ontem e Hoje’
Período: 9 de agosto a 10 de setembro
Local: Mezanino 2 da Funesc
Entrada gratuita
Secom Paraíba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *