MTur seleciona Campina Grande para receber 1º seminário de qualificação e promoção

Paraíba

Campina Grande foi a primeira das cinco cidades contempladas na chamada pública do Ministério do Turismo (MTur) para receber o seminário de promoção e qualificação à comercialização de festejos juninos. A equipe, formada por quatro técnicos do MTur, esteve no município na última terça-feira, 15, onde se reuniu com o trade turístico local no auditório do Ipsem – Instituto de Previdência dos Servidores Municipais.
Além de apresentação e debates sobre os festejos juninos realizados na cidade do Maior São João do Mundo, a equipe do MTur fez uma explanação sobre ações de promoção e qualificação dos destinos turísticos, ressaltando a importância da qualificação profissional, da atualização do Cadastur como ferramenta de incentivo à formalização dos serviços e da participação do destino turístico em eventos e encontros de negócios. Os representantes do MTur trataram, ainda, sobre temas como as tendências e segmentação no turismo.
Além de debates sobre a qualificação e promoção do destino Campina Grande, foram realizados debates sobre ações realizadas durante os festejos juninos, deste ano, e criados grupos de trabalho para discussão de temáticas específicas ao evento.
A ação, segundo Renata de Lima, Técnica em Turismo da Prefeitura de Campina Grande, foi uma continuidade ao Projeto Festejos Juninos, da Coordenadoria Municipal de Turismo, já contemplado pelo MTur com algumas ações, a exemplo do press trip (visita de jornalistas e influenciadores digitais) durante as festas de São João, em junho passado, durante o Maior São João do Mundo 2017. “A ação, ocorrida nesta semana, foi uma continuidade desse mesmo projeto, sendo esta no sentido de qualificar o trade turístico local”, ressaltou.
        
A promoção do MTur ocorrerá até o final deste mês de agosto. A atividade contempla municípios que realizam festejos juninos geradores de fluxo turístico, com impacto na economia local. As próximas cidade a receber os técnicos do MTur serão Belo Horizonte (MG), Bragança (PA), Corumbá (MS) e São Luís (MA). Esses municípios foram escolhidos por chamada pública. A ação faz parte da estratégia do MTur de transformar os festejos juninos em produtos atrativos para os mercados interno e internacional.
“Essas reuniões são de suma importância para que o ministério e os representantes do turismo nos municípios estejam sempre alinhados e trocando informações sobre temas de interesse mútuo como a qualificação profissional e os mecanismos de promoção e comercialização dos destinos”, avaliou a secretária nacional de Qualificação e Promoção do Turismo do MTur, Teté Bezerra.

De Campina Grande participaram profissionais ligados aos setores de hotéis, restaurantes, agências de viagens e de eventos. Também estiveram na cidade membros da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH local), PBTur, Convention Bureau, ABAV, Abrasel e do Sindicampina. Os participantes foram recepcionados pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico (Luiz Alberto Leite) e pelo coordenador municipal de Turismo (Álvaro Barros).
Codecom Campina Grande

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