Viagens de ônibus interestaduais estão mais baratas

Paraíba

Desde o mês de agosto, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou resolução no Diário Oficial da União (DOU) que regulamenta a oferta de tarifa promocional para os serviços de transporte rodoviário regular interestadual e internacional de passageiros. Em João Pessoa, algumas empresas de ônibus já trabalham com promoções, que variam dos 20% aos 50% para determinadas rotas e dias da semana.
A empresa Gontijo, por exemplo, oferece descontos de 20% até 50% em passagens com destino a Maceió e Rio de Janeiro, já baseado na resolução da ANTT. A promoção é válida apenas para alguns dias da semana e o percentual de desconto é concedido conforme a ordem de compra das poltronas – ou seja, as quatro primeiras pessoas ganham o desconto de 50% na passagem, as quatro seguintes poderão comprar com 40% de desconto e assim sucessivamente até atingir os 20%.
A Guanabara também dá descontos de 20% a 50% nas passagens de ônibus para os seguintes destinos: Juazeiro (BA), Fortaleza (CE), Mossoró (RN), Milagres (CE) e Imperatriz (MA). A promoção também é válida apenas para alguns dias e horários. No caso das passagens para Fortaleza o desconto é fixo em 50%, enquanto nas demais localidades o percentual varia conforme a ordem da compra da passagem.
Por sua vez, a empresa Viação Nordeste ainda está fazendo um levantamento com horários e destinos que deverão ofertar descontos nas passagens aos consumidores. No entanto, para quem faz dez viagens à Natal, a décima primeira é inteiramente gratuita.
A Itapemirim também não oferta descontos ainda com base na resolução da ANTT, porém na baixa temporada as passagens ficam mais em conta para destinos como Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Campo dos Goytacazes, Espírito Santo e Bahia.
Ainda, a empresa Catedral oferece descontos de até 50% em passagens dependendo do destino. A promoção é válida apenas para viagens nas quartas-feiras e sábados.
Similar a transporte aéreo
Com a publicação da regra da ANTT, cuja validade teve início no dia 8 de agosto, não é mais necessário solicitar autorização prévia à agência para a prática da tarifa promocional. O objetivo é que o setor rodoviário passe a trabalhar com a oferta de tarifas de forma similar ao transporte aéreo, em que, de acordo com a demanda e com a estratégia comercial de cada operadora, podem ser ofertadas promoções de forma mais ágil para os usuários. As transportadoras deverão divulgar cada tarifa promocional, a linha ou seção, os horários, o número de lugares ofertados e a vigência do bilhete adquirido a preço promocional.
Celina Modesto – Jornal Correio da Paraíba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *