Rio de Janeiro sedia Cúpula das Câmaras Argentino-Brasileiras

Brasil

A Argentina, através do Ministério das Relações Exteriores da Argentina, da Embaixada Argentina no Brasil, da Rede de Consulados Argentinos no Brasil e do Conselho Agroindustrial, lançou nestes últimos 18 meses, 10 Câmaras de Comércio de nosso país com diversos Estados brasileiros (Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Bahia, Ceará, Paraíba e Pernambuco).
Considerando as duas Câmaras que já existiam (São Paulo e Rio de Janeiro) e uma terceira que foi relançada (Rio Grande do Sul), a Argentina conta hoje com 13 Câmaras de Comércio no Brasil, atingindo 85% do PIB brasileiro.
As vendas argentinas para o Brasil no ano de 2016 foram de aproximadamente U$D 9.000 milhões, os produtos agroindustriais representaram (±) U$D 3.000 milhões (significa que 33% de nossas vendas são agro); e mais de 22% de todas as vendas da Argentina ingressaram ao Brasil via Porto de São Paulo.
Por esse motivo, o intuito da criação dessas novas Câmaras de Comércio é expandir os mercados potenciais e diversificar o comercio bilateral reconhecendo o surgimento de novas e importantes regiões brasileiras com alto potencial, tais como o chamado “Centro-Oeste” (que é abordado desde as Câmaras de Comércio em Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul) e o Nordeste (com Câmaras em Pernambuco, Paraíba, Ceará e Bahia).
As novas Câmaras foram criadas com a participação das Federações de Comercio, Indústria e Agricultura de cada um dos Estados envolvidos, e com o apoio dos Governos Estaduais e dos Consulados Argentinos competentes.
Cúpula no Rio de Janeiro
Todo esse trabalho será apresentado na “Cúpula das Câmaras Argentino-Brasileiras na Semana Argentina no Rio de Janeiro”, que abarca diversos eventos na cidade de Rio de Janeiro entre os dias 19 e 23 de setembro.
Na quinta-feira, 21, será realizado no hotel Hilton de Copabana, o encontro de negócios entre lideres empresários argentinos e brasileiros, com a participação confirmada de
100 empresas de ambos países, representando diversos Estados brasileiros e várias províncias argentinas.
Na sexta-feira, 22, no mesmo lugar, será realizado um seminário de investimentos e oportunidades bilaterais com a presença de autoridades de alto nível tanto argentinas quanto brasileiras no qual já foram registrados mais de 100 participantes entre empresas e instituições reconhecidas.
Com a convicção de que os nossos países devem conversar sobre sua maior integração e complementariedade com projeção aos terceiros mercados e aos novos desafios globais; nesse seminário esperamos contar com importantes autoridades dos dois países.
Esperamos contar com a presença do Presidente da Câmara dos Deputados do Brasil, Sr. Rodrigo Maia e a presença dos Secretários de Estado de Argentina: Secretária de Mercados Agroindustriais, Marisa Bircher, e Secretário de Relações Económicas Internacionais da Chancelaria Argentina, Horacio Reyser.
Participarão também as autoridades das diferentes Câmaras de Comércio criadas, as que assinarão o Protocolo de criação da Federação de Câmaras Argentinas no Brasil, para que possam ter maior representatividade e diálogo.
Visando sempre a uma maior vinculação institucionalizada entre o setor público e o setor privado de Argentina e Brasil, estarão também participando neste evento o CEMBRAR (Conselho Binacional de Indústria Argentina e Brasil) e o FIDAB (Fórum de Integração e Desenvolvimento Argentino Brasileiro) (www.forofidab.org).
Nesse sentido, na terça-feira, dia 19 de setembro, contaremos com a presença destacada da Professora Maria Kodama, quem compartilhou experiências e visões sobre a obra de Jorge Luis Borges, o grande escritor argentino.
Assessoria de Imprensa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *