Renata Arruda e Os Nonatos serão atrações da Raízes do Brejo – Rota Cultural

Paraíba

O auditório da PBTur (Empresa Paraibana de Turismo) foi palco do lançamento do projeto Raízes do Brejo – Rota Cultural apresentada na tarde desta quinta-feira (21). Na oportunidade, aconteceu uma série de apresentações culturais como do grupo de dança folclórica Estrela de Belém, acompanhado pela banda de Pífanos de Dona Inês se apresentou na cerimônia de abertura. Diferente do Projeto Cultural Caminhos do Frio, as atividades só acontecem nos finais de semana.
O projeto cultural insere na região do Brejo mais oito cidades que, de 6 de outubro a 26 de novembro, vão apresentar um leque de opções diretamente ligadas à economia criativa, com muita cultura, artesanato, esporte e muita beleza natural. Na programação do projeto, em Alagoinha, a atração musical será a paraibana Renata Arruda, que se apresentará no sábado (14), na praça principal da cidade.
Outra grande atração do projeto cultural que está prevista para se apresentar será Os Nonatos, atração do dia 21 na cidade de Duas Estradas. Durante a apresentação, o projeto foi detalhado e será recheado de Cultura Popular, História, Ecoturismo, Gastronomia, Artesanato e de shows com músicos regionais.
O evento contou com as presenças dos prefeitos das oito cidades que integram o projeto, autoridades e representantes da área cultural do Governo do Estado, que apoia a realização do projeto. O grupo de dança folclórica Estrela de Belém, da cidade do mesmo nome, acompanhado pela banda de Pífanos de Dona Inês se apresentou na cerimônia de abertura.
  
O Raízes do Brejo – Rota Cultural é uma realização do Fórum Turístico do Brejo da Paraíba, em parceria com os municípios (Belém, Alagoinha, Duas Estradas, Lagoa de Dentro, Serra da Raiz, Borborema, Dona Inês e Pilõezinhos). A programação cultural de cada cidade pode ser acessada pelo site http://www.raizesdobrejo.com. No site é possível acessar informações sobre a programação, a história de cada cidade: origem, atrativos turísticos, meios de hospedagem e endereços de bares e restaurantes.
A prefeita de Belém, que vai abrir a programação do projeto Raízes do Brejo – Rota Cultural, Renata Cristiane, disse que sua cidade não tem apenas o Maior São Pedro da Paraíba. “Temos para mostrar muita Arte e Cultura, com destaque para os monumentos históricos e a fé do nosso povo. Outra característica é que somos um povo acolhedor. Vejo a perspectiva e a oportunidade de valorizar nossa gente e o nosso potencial turístico”, declarou.
Na visão da prefeita de Pilõezinhos, Mônica Cristina, que vai encerrar a rota cultural, a realização desse evento comprova que os pequenos municípios do Brejo paraibano têm capacidade para superar as dificuldades da região. “Isso se dá com a união de todos os prefeitos dos oito municípios e da população”, afirmou.
Para o secretário de Cultura do Estado, Lau Siqueira, é possível o fortalecimento da economia dos municípios com eventos e ações como o projeto Raízes do Brejo – Rota Cultural. “É um grande caminho para a região do Brejo e para a Paraíba, na perspectiva de crescer e mostrar a cultura local, buscando descobrir e valorizar os talentos adormecidos”, disse. A mesma avaliação tem o secretário executivo de Turismo do Estado, Ivan Burity. Ele declarou que o projeto é uma iniciativa extremamente positiva. “Estamos trabalhando com o que existe de mais original na questão da cultura regional”, declarou.

A presidente da PBTur, Ruth Avelino, disse que essa nova rota nasce num momento em que se busca o que é realmente regional. “Isso vem ratificar o que dizemos há anos: que a Paraíba é muito mais que Sol e Mar. É uma região de encantos, que nos inspira, e que tem como ponto forte o turismo”, disse.
Confira o Calendário de Eventos
Belém – De 06 a 08 de outubro
Alagoinha – De 13 a 15 de outubro
Duas Estradas – De 20 a 22 de outubro
Lagoa de Dentro – De 27 a 29 de outubro
Serra da Raiz – De 03 a 05 de novembro
Borborema – De 10 a 12 de novembro
Dona Inês – De 17 a 19 de novembro
Pilõezinhos – De 24 a 26 de novembro
Redação com Secom Paraíba – Fotos: Valter Rafael

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *