Feira do Empreendedor incrementa o Turismo no Sertão da Paraíba

Paraíba

Com uma expectativa de atrair 10 mil participantes, a Feira do Empreendedor realizada pelo Sebrae Paraíba tem aquecido o turismo em Patos, maior município do Sertão paraibano. Os hotéis, de acordo com dados do Procon local, já estão com 100% de ocupação até a realização do evento, que irá ocorrer entre os dias 5 e 8 de outubro. Já o segmento da alimentação, também de acordo com o órgão, tem se diversificado, oferecendo opções que vão além da culinária regional, como a gastronomia portuguesa e japonesa.
Além da Feira, outras atividades que já estão em andamento também movimentam o turismo na região, como é o caso do Pedal do Empreendedor que irá acontecer no domingo (1º) anterior ao evento. Os interessados devem chegar à agência do Sebrae em Patos, no Rodoshopping Edvaldo Motta, a partir das 6h, para o café da manhã e, às 7h, todos saem de bike pelas ruas da cidade, reunindo cerca de 100 participantes.
O trade turístico da cidade é atendido pelas cadeias produtivas de hospedagem e alimentação, que somam mais de 415 empreendimentos. No setor de alimentação, de acordo com a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) da Receita Federal, estão cadastrados 400 microempreendedores individuais (MEIs), microempresas e empresas de pequeno porte no segmento em Patos. O Sebrae levanta, através do projeto de Alimentação Fora do Lar, novos dados, como empregos e quanto rende anualmente. Já o setor de hospedagem, que também está crescente, possui atualmente 15 empreendimentos.
Segundo o gestor do projeto de Alimentação Fora do Lar, Ferdinando Félix, a gastronomia em Patos é predominantemente regional, com a carne de bode ou de sol em primeiro lugar no cardápio, acompanhados do arroz de leite e do feijão verde com manteiga da terra. Outras culinárias, no entanto, fazem parte da cidade, de acordo com o coordenador do Procon, Bruno Maia, como a portuguesa. O restaurante Lusitano, com gastronomia e donos portugueses, apresenta frutose peixes do mar, como bacalhau, corvina, atum e polvo e se instalou na cidade este ano.
O Procon de Patos realizou uma pesquisa com 48 restaurantes, a maioria do tipo self service. Conforme a pesquisa, novos restaurantes estão se instalando, com destaque para três japoneses, um deles com o prato executivo por R$ 10,90. Restaurantes populares ficam no mercado central e praticam o preço de até R$ 8 no mesmo prato.
Já a movimentação na rede hoteleira de Patos ocorre também por estar ampliada e diversificada, com indicações de hospedagem de todos os tipos, do leito urbano ao rural. A rede Nord está se adaptando à Paraíba desde o início deste ano e já está em Patos com o maior hotel que a cidade já teve, com 100 leitos. O proprietário do estabelecimento é Kléber de Araújo Leitão. Ele inaugurou o novo hotel em maio deste ano e está conseguindo manter uma ocupação de 80% dos quartos até setembro, mês em que o hotel lotou. De acordo com o gerente do hotel, José Segundo, o Sebrae foi parceiro desde o planejamento, nas consultorias para a instalação do Nord na cidade.
Projeto – De acordo com o gestor do projeto de Alimentação Fora do Lar, Ferdinando Félix, o segmento de alimentação, que atualmente está em constante crescimento, passa por uma fase de transformação. Por meio de orientações do Sebrae, o setor trabalha para ser um mercado onde a governança, a união entre os empreendedores e a consolidação da cadeia produtiva lideram as ações. Segundo ele, com a chegada dos novos empreendedores, os tradicionais estão procurando mais o Sebrae. “A inovação é o principal ponto a ser trabalhado, além de retraçar as estratégias de atuação desses empreendimentos no mercado local”, pontua. A meta do projeto é atender 50 empresas até 2018 com consultorias, capacitações, orientações técnicas, acesso ao mercado e governança, com representantes locais para trabalhar em conjunto.
Rural – Uma das atividades que traz negócios e pessoas para o interior e que causam relevantes diferenciais na economia, no social e na cultura, é o Turismo Rural. O Sebrae trabalha esse Turismo, o Sustentável e o de Experiência, com ações permanentes e flutuantes, nas seis microrregiões do Estado. Em Patos e região, o visitante pode aproveitar eventos e passeios na natureza do Sertão. O Festival do Voo Livre e o Casarão do Jabre, na cidade de Maturéia, a Ecopousada, que leva grupos ao Pico do Jabre, em Patos, o mais alto da Paraíba, e os grupos de rapel, garantem lugares de beleza exuberante. O turista pode pedir essas informações e contatos no Sebrae em Patos, segundo a analista técnica, Sônia Martins.
Feira – A maior incidência nas hospedagens e nos restaurantes de novos visitantes, de acordo com os entrevistados, é por causa da Feira do Empreendedor. O evento atrairá muitos visitantes porque mobiliza todas as 11 agências. A edição 2017 ofertará mais de quatro mil vagas gratuitas em capacitações, fora encontros, maratona universitária, Hackaton e outros 10 eventos paralelos. A Feira é itinerante, realizada pelo Sebrae Nacional a 15 anos e há seis anos na Paraíba.
Assessoria de Imprensa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *