Lajedo de Pai Mateus, lugar entre os 10 do país para se conhecer

Paraíba

O portal de notícias UOL veiculou no final de semana que passou uma reportagem produzida pelo Marcel Vincenti cujo o título remete aos 10 lugares pouco conhecidos do Brasil aos quais as pessoas não podem deixar de visitar. Entre os destinos está o Lajedo de Pai Mateus, no Cariri paraibano, e que, apesar já ter sido cenário para dezenas de produções cinematográficas, na opinião dele, ainda continua invisível para a maioria dos brasileiros.
De acordo com Vincenti, “não faltam destinos célebres no Brasil: as praias do Nordeste, cachoeiras da Chapada Diamantina, cidades históricas mineiras, os mirantes do Rio de Janeiro. Mas você já pensou em dedicar algum tempo para explorar cantinhos do nosso país que não são tão falados? Abaixo, conheça dez destinos brasileiros que não são tão famosos nacionalmente, mas que deveriam ser visitados pelo menos uma vez na vida.”
Sobre o Lajedo de Pai Mateus, o jornalista lembra que os turistas acham que a Paraíba é composta apenas pela agradável João Pessoa, a festiva Campina Grande e as paradisíacas praias do município de Conde. “O Estado nordestino tem um dos lugares mais surreais do Brasil: o Lajedo de Pai Mateus. Trata-se de uma elevação de granito de um meio de uma região desolada e árida que sustenta formações rochosas arrendondadas com mais de quatro metros de altura.”
Seguindo a reportagem, Vincenti, informa que o nome do lugar tem origem em um curandeiro que teria vivido aqui como eremita, dentro de uma das rochas, no século 18. Ele era conhecido como Pai Mateus. “Verdade ou não, é um local de atmosfera mágica, onde acontece um pôr do sol que está entre um dos mais lindos do Brasil. E lá perto fica o centro histórico do município de Cabeceiras, que serviu de cenário para alguns filmes nacionais, como o “Auto da Compadecida”.”
Além do Lajedo de Pai Mateus, Vincenti cita Serra do Rio do Rastro (SC), Cidade de Goiás (GO), Chapada das Mesas (MA), Belém (PA), Parque Estadual da Pedra Azul (ES), Parque Nacional Aparados da Serra (RS), Capitólio (MG), Bananal (SP) e Morretes (PR).
Fábio Cardoso – Foto: Marcel Vincenti

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *