Festival Internacional de Bonecos, em Canela, segue até dia 15

Brasil

Na noite deste sábado (07) ocorreu oficialmente a abertura da vigésima nona edição do Festival Internacional de Teatro de Bonecos de Canela, que segue até o próximo dia 15. Antes da apresentação do espetáculo carioca “O Gigante Egoísta” (conto de Oscar Wilde), da Cia Artesanal do Rio de Janeiro, autoridades municipais, patrocinadores e organizadores do Bonecos Canela se pronunciaram.
A presidente da Fundação Cultural de Canela Glenda Viezzer foi homenageada pelos anos de dedicação ao evento. Neste momento todos foram surpreendidos com integrantes do Grupo Instrumental da Escola Neusa Mari Pacheco, tocando a música Rendez-Vouz VI From Lyon, de John Michel Jarre, a preferida da homenageada.
O fato do Festival chegar a 29ª edição ininterrupta foi assunto abordado nos discursos, enfatizando que a cada ano Canela promove o Festival com muita resistência, insistência e coragem, pois a cidade vive cultura o ano inteiro.
Há 29 anos Canela convoca crianças e adultos a reunirem-se e compartilhar a arte mágica do Teatro de Bonecos. Muitos artistas por aqui passaram, muitos ainda passarão, encantando e fazendo arte com as mãos, tocando fundo os nossos corações, e quem é tocado pela mão de um boneco, jamais será a mesma pessoa novamente.
O evento conta com companhias de teatro de bonecos da região, nacionais de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre, Caxias do Sul e Gramado e, internacionais da Grécia, Alemanha, Espanha e Romênia.
Na tarde de sábado ocorreu o Desfile de Bonecos, que promove uma grande integração entre bonequeiros, bonecos e público, transformando o percurso entre a Catedral de Pedra e a Praça João Corrêa, em um grande palco com muita magia, colorido e encantamento. No próximo sábado mais um desfile está na programação.
Neste domingo (08), os destaques da programação ficaram por conta do espetáculo “Programa Caramelo e Mingau” apresentado no Presídio Estadual de Canela, para os detentos e familiares dos mesmos e o bate-papo entre diretores, bonequeiros e público, no Aroma Literário. Também de cunho social ocorrem apresentações em escolas municipais e ainda no Oásis Santa Angela (asilo de senhoras).
O Bonecos Canela segue até o dia 15, com espetáculos nos teatros, mas também um programação importante e gratuita em frente a Catedral de Pedra e, principalmente, na Praça João Corrêa.
O Bonecos Canela é uma realização da Fundação Cultural, com patrocínio máster dos Correios e Petrobras e, apoio da Prefeitura Municipal de Canela, através do Conselho Municipal de Políticas Culturais.
Lu Zanatta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *