Nova gastronomia da Paraíba é destaque nacional

Paraíba

A gastronomia da Paraíba foi o cardápio especial desde domingo (16) para os leitores do Jornal O Globo. Em reportagem veiculada na revista Ela – encartada no jornal – o saboroso texto da jornalistas Andrea d’Egmont e as fotos apetitosas de Gabriel Bessa, o chef Onildo Rocha se mostrou um excelente anfitrião e, mais do que isso, deu a oportunidade de todos conhecerem o que o título de reportagem sugeriu: a “Nova Gastronomia” da Paraíba, que mistura tradição e receitas de novos talentos.
A equipe da revista Ela esteve na Paraíba no final de agosto a convite da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur). Durante cinco dias Andrea e Gabriel se cercaram de conhecimento da gastronomia paraibana, e tiveram a oportunidade de observar a engenharia da economia criativa, que envolve novos personagens e elementos na bela arte de cozinhar. Foi então que surgiram alguns atores de atividades como os artistas plásticos Chico Ferreira e Nevinha de Itabaiana; o agricultor Dedé na Ilha do Lucena; e o suíço Pierre Landolt; entre outros.
Na reportagem, Onildo Rocha deixa claro que a proposta da gastronomia apresentada não se limita a cozinhar por cozinhar. É uma gastronomia estudada, elaborada para passar conhecimento e a tradição, apresentar elementos que vem do interior paraibano, fruto de persistência das pessoas que ignoram as agruras do clima e conseguem sobreviver, como afirma a reportagem, por teimosa…

Além do texto, as pessoas podem entender melhor toda a engenharia da gastronomia apresentada por Onildo Rocha, que sai do interior de uma fazenda ou de um mercado público. Não há textos nem diálogos no vídeo, apenas um fundo musical.
[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=kaYvVPl-jfo[/embedyt] Leia mais: https://oglobo.globo.com/ela/gastronomia/nova-gastronomia-da-paraiba-une-tradicao-jovens-talentos-21944226#ixzz4vcEAoBZm
Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *