Ministro do Turismo diz que João Pessoa está no caminho certo

Paraíba

O ministro interino do Turismo, Alberto Alves, afirmou, nesta sexta-feira (20), que João Pessoa está “pouco a pouco” se transformando num ponto de destino turístico bastante atrativo, que tem feito com que os turistas se sintam “efetivamente bem cuidados” e que a capital paraibana tem mostrado ter uma série de opções para os visitantes. “Você precisa criar os pontos de destino para os turistas, seja brasileiro ou estrangeiro, e João Pessoa tem feito isso com muita competência”, enfatizou.
Alberto Alves participou da abertura da 7ª edição do Festival do Turismo de João Pessoa, que segue até este sábado (21), no Centro de Convenções de João Pessoa, e afirmou que no voo em que estava havia um casal de Boston (EUA) que seguia para a cidade, de Brasília. “O casal de americanos veio de Boston para conhecer João Pessoa numa felicidade total, inclusive, já estava de bermuda. Isso é um sinal muito positivo para o destino na nossa avaliação”.
O ministro falou que a desburocratização do visto para estrangeiros tem sido um passo bastante importante para ampliar o número de estrangeiros no Brasil. “De fato, mais do que nunca o ministro (Marx Beltrão) trabalhou nessa ação e conseguimos uma vitória, que é a implantação do visto eletrônico. Em menos de 72 horas você vai ter o visto para vir para o Brasil e isso é tudo que o mercado precisa, facilitar para que o turista possa se deslocar com facilidade, obviamente, tendo todo o cuidado que é preciso ter. É um estrangeiro que esta vindo para cá e é preciso ter esse cuidado”.
Nesse processo de implantação do visto eletrônico, a partir de dezembro será para os turistas australianos, em janeiro de 2018 será os norte-americanos, em seguida os canadenses e japoneses. “Aí vem outros países”.
Sobre o Festival JPA, o ministro destacou a importância dele para o Nordeste. “A importância é mostrada quando você vê que ele chegou à sua sétima edição e estão hoje, seguramente, perto de receber 4 mil agentes de viagens vindo de todo o País para o Festival”.
Alberto Alves enfatizou que o Ministério do Turismo tem sido um parceiro de primeira ordem do turismo paraibano, lembrando o investimento da Pasta na concretização da construção do Centro de Convenções de João Pessoa, que permitiu ao estado estar em outra patamar no segmento do turismo de negócios.
“O nosso ministério deu um upgrade na cidade com o Centro de Convenções que poucas têm. Você está numa outra galáxia agora com essas coisas todas que João Pessoa dispõe e oferece para o homem de negócios, para os turistas”.
O ministro esteve acompanhado do prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, em um almoço oferecido pelo secretário adjunto do Turismo, Graco Parente, no restaurante Degustar. Também estavam presentes jornalistas de veículos nacionais que estão cobrindo o Festival JPA, além de representantes de destinos como o Peru, Argentina e Israel.
Alberto Alves destacou a receptividade dos paraibanos e a gastronomia local. No cardápio do almoço estava como prato principal uma paella, que tem sido um atrativo todas as sextas-feiras no Degustar. “Essa gastronomia, como estou vendo aqui, é um diferencial para atender as expectativas dos turistas”.

Fábio Cardoso – Fotos: Beth Ribeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *