A rede de Turismo Criativo do Brejo paraibano

Colunistas Regina Amorim

Uma das principais características do mundo dos negócios é a necessidade das empresas atuarem de forma conjunta e associada, fazendo a gestão estratégica dos seus negócios.
As redes de empresas representam uma forma inovadora e competitiva de sobreviver no mundo atual, onde as decisões e as conexões são em tempo real.
A sociedade do conhecimento traz na sua essência a habilidade de estar compartilhando informações, em redes e a possibilidade de interações, em um mundo atual de constantes mudanças e onde as competições estão cada vez mais acirradas.
As redes têm sido muito importantes para o desenvolvimento empresarial do território e contribuem para o bom relacionamento entre instituições técnicas e financeiras, empresários e outras associações locais. Também favorecem as relações entre empresas, clientes e fornecedores, o acesso às feiras de negócios, à imprensa especializada e à internet, canais mais abertos à inovação.
Não terá nenhuma vantagem competitiva os profissionais e empresários que buscam de forma isolada construir informações ou desenvolver suas competências, sem a inteligência compartilhada. O mundo atual se move através do acesso e não da posse. Por isso, que a economia criativa e a economia colaborativa, estão entre as melhores estratégias do século XXI. Criar barreiras nas suas conexões é ser vencido pelos acontecimentos, é não dar retorno adequado e preciso aos seus clientes!
Por isso, o SEBRAE Paraíba criou recentemente uma rede virtual do Turismo Criativo do Brejo, já com 115 participantes, entre empresários, artesãos, gestores públicos e os atores culturais da região. Essa será a maior rede de projetos criativos do Brejo paraibano, agindo em prol de uma região turística e inovadora, cada vez melhor e com mais oportunidades.
Estar em rede é ter uma visão ampla do ambiente dos negócios, sem fronteiras, com possibilidades de aprendizado coletivo e complemento de competências. Em outras palavras, é a socialização do conhecimento e a criação de novos conhecimentos, fortalecendo o capital social.
Um dos principais objetivos do Turismo Criativo do Brejo é potencializar a inteligência coletiva, pela troca de experiências, conhecimento das habilidades e oportunidades. As redes de cooperação empresariais é uma das melhores alternativas para vencer a instabilidade econômica e os desafios.
No ambiente de socialização das informações do Turismo Criativo do Brejo Paraibano as parcerias fluem naturalmente, a interação é favorecida pelo diálogo e o foco em projetos e negócios está sendo um excelente exercício para alinhar interesses comuns, resolver problemas ou ampliar os resultados, sempre com foco na criatividade, inovação e sustentabilidade e conscientes de que, não poderiam alcançar tais objetivos, isoladamente.
A Rede de Turismo Criativo do Brejo reflete a capacidade de relacionamento das empresas, para buscar inovações com maior rapidez, manter vínculos de mercados e compartilhar informações.
Regina Medeiros Amorim
Mestre em Visão Territorial e Sustentável do Desenvolvimento,
Pós-graduada em Gestão e Marketing do Turismo,
Gestora de Turismo do SEBRAE – Paraíba

1 thought on “A rede de Turismo Criativo do Brejo paraibano

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *