7 atrações imperdíveis para conhecer na região Sul

Cotidiano Roteiros

É possível que sua próxima viagem seja para o Sul do Brasil. Atrações para todos os gostos aguardam os turistas durante o ano, não apenas para Gramado no inverno ou as praias catarinenses. A região está sendo redescoberta pela qualidade de sua infraestrutura, variedade de opções e por meio de rotas lotadas de atrativos, que vão desde o Beto Carrero World, as rotas cervejeiras, as praias badaladas, até o Natal Luz em Gramado ou as atividades radicais.
A Litoral Verde Viagens, especializada em viagens de lazer, fez uma lista com sete atrações e montou pacotes promocionais. Um destes se encaixam no seu sonho de viagem perfeita:
1- Beto Carrero World
O Beto Carrero World oferece diversão para toda a família, e promete não decepcionar. É considerado o maior Parque Temático da América Latina e um dos maiores do mundo. São 14 milhões de metros quadrados, com mais de 100 atrações, como a famosa montanha-russa invertida, o kartódromo, o zoológico, áreas temáticas, além dos shows com os pinguins de Madagascar e lojas. A dica dos consultores Litoral Verde é comprar ingressos de 2 dias para aproveitar bem.
Uma opção para o turista é escolher a hospedagem aliando mais diversão além de Beto Carrero. Há opções em Penha, para mais contato com o parque; em Balneário Camboriú, para curtir praia e badalação; e em Blumenau, para curtir a Serra.

2 – Gramado
Gramado, apesar de ser procurada durante o inverno, oferece diversão e locais para serem visitados em qualquer ocasião e para todos os gostos. A gastronomia é ponto forte com roteiro de vinhos, fondue, carnes e os famosos chocolates, com lojas que já se tornaram pontos turísticos. O Parque dos Dinossauros abriga animais no tamanho original das criaturas e o Snowland, primeiro parque de neve indoor das Américas, é perfeito para prática de esportes radicais na neve. A vizinha Canela, a dica é conhecer a Catedral de Pedra, em estilo gótico, e a Cascata do Caracol, com queda d’água de 131 metros de altura.
A época que se aproxima é ótima para uma viagem. Gramado se prepara para o Natal Luz com decoração pelas ruas, espetáculos em que a menina Sofia visita a Fantástica Fábrica de Natal, além de vilas natalinas e os tradicionais desfiles. Grande oportunidade de passeio familiar!

3 – Cambará do Sul – Canion Itaimbezinho
Para quem procura aventuras e paisagens de tirar o fôlego, Cambará do Sul, no Rio Grande do Sul, faz jus a ambos. A cidade abriga o Parque Nacional de Aparados da Serra que impressiona com os grandes paredões, entre eles o Cânion de Itaimbezinho considerado o maior da América Latina. O cenário foi escolhido para as filmagens da minissérie “A Casa das Setes Mulheres”, onde há um derrame basáltico milenar com 5,8 quilômetros de extensão e 720 metros. Há trilhas estruturadas e acessíveis e a dica é usar roupas e sapatos confortáveis para as caminhadas.

4 – Foz do Iguaçu
As Cataratas do Iguaçu recebem mais de 2,5 milhões de turistas por ano. Em função da vazão do rio, o número de saltos pode variar em diferentes períodos, com maior volume entre outubro e março. Independente disso, o passeio é imperdível com direito a trilhas em meio à Mata Atlântica para observá-las, passeios de barco até chegar bem perto do pé das quedas e voo panorâmico de helicóptero sobre as águas.
Mas as atrações de Foz do Iguaçu vão além das Cataratas. A Usina Hidrelétrica de Itaipu, a maior em operação, é aberta à visitação. Além disso, há parques em meio à natureza, como o Parque das Aves, ou com diversões aquáticas, caso do Parque Aquático Termal Lago de Itaipu, com águas termais, montanha-russa aquática, piscina de ondas, rios, laggons e tobogãs.
Atrações pela cidade também agitam o passeio. Vale conhecer o Museu de Cera Dreamland, que tem estátuas da atriz Whoopi Goldberg, do Príncipe William e do cantor Michael Jackson. O Vale dos Dinossauros impressiona, com robôs de até 23 metros de altura dos animais pré-históricos.
A cidade faz divisa com a Argentina e o Paraguai e é possível estar em três países no mesmo dia. O turista pode fazer comprar muito baratas no Paraguai, ir a bons restaurantes, cassino e loja duty free na Argentina.

5 – Vale dos Vinhedos – Bento Gonçalves
O Vale dos Vinhedos abrange Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa. No trem Maria Fumaça, o caminho é percorrido com show típico italiano, tarantela e degustação de suco de uva e espumante, com a chance de conhecer de perto a história dos colonizadores italianos. Em Caxias do Sul, a visita a uma vinícola de vinhos coloniais rende o conhecimento da fabricação e depois a degustação dos vinhos, sucos e espumantes.

6 – Rota Cervejeira
A Rota Cervejeira leva ao universo das tradições germânicas em Blumenau e inclui visita ao Biergarten com Museu da Cerveja, Cristais Blumenau, Escola Superior de Malte com minicurso de degustação, visita as Cervejarias Bierland (escola alemã) e Cervejaria Container (escola inglesa). Em ambas é possível visitar a fábrica e conhecer o processo de produção.

7 – Florianópolis – Praia do Santinho e Joaquina
Conhecida com a Ilha da Magia, Floripa é destino certo para se aventurar nas praias. Ao norte, fica a sofisticada e isolada Praia do Santinho, conhecida pela prática do surf. Conta com ondas fortes, mar aberto e longa faixa de areia que se transformam em longos campos de dunas. É imperdível o passeio a um dos maiores acervos de arte rupestre em pedras de Florianópolis, com trabalhos de mais de 5 mil anos.
Outra praia para conhecer é Joaquina, o mar das “altas” ondas, palco de campeonatos nacionais e mundiais realizados desde a década de 70, que lhe deram reconhecimento internacional. É frequentada por jovens e esportistas, mas também por famílias e excursões de turismo do Brasil e do exterior. Suas dunas são famosas, consideradas as melhores do sul do país. Lá se criou o sandboard, uma espécie de surfe na areia.
 

Press Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *