Companhia aérea começa a pesar passageiros antes de embarque

Aviação Mundo

A companhia aérea finlandesa Finnair começou, na última semana, a pesar todos os passageiros antes do embarque nos voos. De acordo com a empresa, a medida tem como objetivo “calcular de forma mais precisa o peso médio dos passageiros” que voam com a companhia – e afirmou também que não será cobrada uma taxa de sobrepeso, como se imaginava. Além dos próprios passageiros, a aérea quer identificar o peso médio das bagagens de mão de cada um deles.
Atualmente, tais dados são determinados pela Easa, a agência europeia de aviação civil, que considera as seguintes medidas: 84,6 kg para homens, 66,6 kg para mulheres e 30,7 kg para crianças. Por serem padronizados, a intenção da Finnair é de avaliar se eles estão de acordo com a realidade.
A aérea justifica a importância de saber o peso dos passageiros para poder calcular o peso total do avião, que determinará qual a quantidade necessária de combustível para o voo. Todos os dados obtidos são sigilosos: o peso do passageiro poderá ser visto por somente um funcionário da empresa, e o registro é feito de forma anônima.
“Queremos ter certeza de que temos as melhores informações possíveis sobre isso à nossa disposição. É por isso que estamos coletando esses dados”, disse o gerente de relações com consumidor da aérea, Sami Suokas, ao jornal The Independent.
Essa não é a primeira vez que uma aérea implementa a pesagem de passageiros antes do embarque: a Samoa Airlines, de Samoa Americana, chegou a fazer o mesmo, mas neste caso para calcular o preço dos bilhetes de acordo com o peso de cada passageiro, cobrando entre R$ 2 e R$ 8 por quilo.
Infomoney

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *