Pilõezinhos encerra Raízes do Brejo – Rota Cultural

Paraíba

O projeto Raízes do Brejo – Rota Cultural chega a Pilõezinhos (cerca de 100 km de João Pessoa) neste final de semana. Este é o último município por qual o evento vai passar na edição deste ano. As atividades acontecem até o próximo domingo (26). A abertura oficial está marcada para as 19h desta sexta-feira (24), no auditório da Escola Francisco Alves Azevedo. Na sequência tem início uma Feira de Artesanato e Gastronomia, e show com Zé Preto e os 3 do Forró.
Durante os três dias em que Pilõezinhos vai abrigar o Raízes do Brejo serão realizadas apresentações com emboladores de coco, grupos de capoeira, danças folclóricas, show de calouros, exposições de Arte, cavalgadas, oficinas de Artes visuais, de “universo dos versos”, 3ª trilha cultura do Pavão Misterioso, Mostras de Cinema, Teatro, Dança, entre outras atividades culturais.
Projeto – A 1 ª edição do Raízes do Brejo começou no dia 6 de outubro na cidade de Belém e passou por Alagoinha, Duas Estradas, Lagoa de Dentro, Serra da Raiz, Borborema e Dona Inês. O projeto focou em atividades culturais e atrativos turísticos de cada uma das cidades envolvidas. Parte das atividades do evento em Pilõezinhos vai acontecer na Praça São Sebastião (padroeiro do município), que vai servir de cenário para apresentação de peças, musicais e encontro de artistas.
O Raízes do Brejo – Rota Cultural é uma realização do Fórum do Turismo Sustentável do Brejo com o apoio do Governo do Estado, por meio da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) e Secretaria do Estado da Cultura (Secult), e das prefeituras dos municípios que fazem parte do evento entre outras instituições.
A prefeita de Pilõzinhos, Mônica Cristina, disse que o projeto Raízes do Brejo foi idealizado com o propósito de revelar o potencial turístico e cultural em uma ação para dar visibilidade aos municípios e estimular a movimentação econômica. “Precisamos nos mostrar a nós mesmos e depois para mercados maiores”, declarou a gestora. Ela falou que os prefeitos enfrentam uma crise financeira, mas mesmo diante dessa situação os oito municípios que compõem o Raízes do Brejo se uniram e apostaram nesse projeto região do Brejo
A presidente da PBTur, Ruth Avelino, avalia que o Raízes do Brejo se apresenta como uma alternativa criativa para desenvolver o potencial turístico da região e dar visibilidade aos grandes talentos (na musica, literatura e cultura) na região. Já o secretário do Estado da Cultura, Lau Siqueira, o Raízes do Brejo o Raízes do Brejo foi construído a partir de uma aliança forte em as políticas de cultura e de turismo.
De acordo com Ruth Avelino, o projeto é a passo inicial para que o potencial turístico da região se consolide como um produto turístico. “E por isso foi importante essa parceria entre todos os gestores envolvidos”, declarou
O presidente do Fórum de Turismo Sustentável do Brejo, Sergerson Silvestre, explicou que a programação foi definida em comum acordo com todos os prefeitos, buscando dar destaque às atrações culturais de cada cidade. Silvestre disse que o atual momento econômico vivido pelo país fez com que os gestores buscassem alternativas para realizar o evento. “Sabemos da importância do Raízes do Brejo para o desenvolvimento de nossa região”, afirmou.
O que conhecer:
Paróquia de São Sebastião

Igreja Matriz São Sebastião, no município de Pilõezinhos, construída no século passado e comemora-se, no mês de janeiro, a festa do Padroeiro do município, são mais de 160 anos de tradição, fé e devoção.
Secom Paraíba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *