João Pessoa oferece ótimas opções de lazer durante feriados em 2018

Paraíba

Fazer uma viagem é desejo de muitas pessoas e famílias. E com um calendário contendo 12 feriados nacionais, sendo quatro em uma segunda ou terça-feira, sete na quinta ou sexta e apenas um no sábado como neste ano, o planejamento pode ficar mais acessível. Depois é escolher um bom lugar para desfrutar de momentos aprazíveis – neste caso, João Pessoa, com belas praias, lugares históricos e festas populares, é uma ótima opção.
A começar pelo início do ano, quando a cidade recebe muitos turistas para desfrutar do verão ensolarado. As praias são os destinos preferidos durante a estação, enquanto a orla, considerada a mais bela do Nordeste, segundo a revista Guia e Viagem, com seus espaços para lazer, além dos quiosques, bares e restaurantes, seduz quem aprecia a combinação de belezas naturais com a organização do espaço urbano.
O carnaval da Capital é outra boa opção. As prévias contagiam os amantes da folia, com as dezenas de blocos desfilando por diversos bairros da cidade, dentro do projeto Folia de Rua, que recebe apoio da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). Os destaques ficam por conta do bloco Muriçocas do Miramar, segundo maior do Brasil em quantidade de foliões, além das Virgens de Tambaú e o Cafuçu.
Já durante os dias de carnaval o tradicionalismo toma conta da cidade com os desfiles das escolas de samba, orquestras de frevo, agremiações como tribos indígenas, ala ursas e grupos de batuques. São 104 anos de festejos de momo na cidade, reunindo várias gerações de foliões, que apreciam a riqueza da cultura popular e do folclore pessoense.

Centro Histórico – São 37 hectares com uma arquitetura de ruas, praças e edificações que resistem ao tempo e remetem ao passado da criação da cidade. O Centro de João Pessoa é um convite para quem aprecia o turismo cultural, de igrejas e prédios históricos, como o Centro Cultural Casa da Pólvora e o Hotel Globo, com arquitetura no estilo barroco e Art Decó. Toda área está tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e vem recebendo investimentos da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), tanto para a restauração e manutenção, como na promoção de eventos culturais diversos.
Animacentro – Funciona em seis polos distintos: o Parque da Lagoa, a Praça da Independência, o Hotel Globo, a Casa da Pólvora e o Centro Cultural Pavilhão do Chá, além do Casarão 34, com o fortalecimento de atividades já permanentes como o Sabadinho Bom. Entre os eventos culturais, destaque para concertos, apresentações de teatro, de dança e de circo, lançamentos de livro, recitais e exposições.
Sabadinho Bom – Para quem gosta de dançar ao som de uma boa roda de samba e chorinho, a pedida é o projeto Sabadinho Bom. Realizado pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), o projeto que acontece todos os sábados, na Praça Rio Branco, Centro, onde músicos e artistas locais se apresentam gratuitamente em shows ao ar livre, sempre a partir das 12h30.
Natureza – No Parque Arruda Câmara, conhecido como Bica, o visitante pode contemplar um espaço de muito verde, formado por resquícios da Mata Atlântica, onde mais de 500 espécies de animais podem ser contemplados como leões, onças, jacarés, gaviões, cobras e até a estrela do Parque, a elefanta Lady. Localizada no bairro de Tambiá, na parte central da cidade, a Bica é uma área dedicada a quem gosta de natureza e tranquilidade.
Entre as opções que o Parque oferece estão caminhadas por belas ruas incrustadas na mata. O local dispõe ainda de áreas para piquenique, além playground, quiosque, passeios de trenzinho, pedalinhos e quadriciclos. O acesso ao Parque tem um valor simbólico de R$ 2,00 por pessoa, sendo que crianças de até 7 anos e idosos não pagam.
Arte e Cultura – Outra boa opção de lazer cultural é visitar a Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano. Além de ser um dos pontos turísticos mais imponentes de João Pessoa, conhecido por sua beleza arquitetônica, assinada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, lá o visitante poderá encontrar exposições de fotografia, pintura e arte. A entrada é gratuita.
Secom João Pessoa