Cláudia Leitte recebe homenagem por promover sustentabilidade no Carnaval

Brasil
Madrinha desta edição da campanha “Eu Promovo o Carnaval Sustentável” – realizada pela Prefeitura, através da Secretaria de Cidade Sustentável e Inovação (Secis) -, Cláudia Leitte recebeu, neste domingo (11), no circuito Osmar (Campo Grande), uma placa de agradecimento por apoiar a campanha. Em 2017, o bloco Largadinho, de Cláudia, também recebeu o troféu da campanha, honraria concedida para os blocos e camarotes que mais de adequam às práticas sustentáveis.
Questionada sobre a importância da campanha, que já teve como padrinhos em edições anteriores os artistas Margareth Menezes, Durval Lelys, Saulo e Levi Lima (Jammil), a artista afirmou que o Carnaval vai além da curtição e que é preciso pensar em outros aspectos do evento. “Nós somos uma festa de alegria, mas somos feitos de cidadania. Por ser um espaço de todos, o respeito é imprescindível, principalmente onde tanta gente se aglomera e se une. Acima de tudo, precisamos de amor para fazer a festa”, afirmou.
A entrega ocorreu antes da saída do seu trio pipoca para mais um dia de desfile nas ruas do Centro. A campanha ocorre desde 2014 e tem como intuito incentivar ações de sustentabilidade e preservação do meio ambiente em plena festa. São avaliados, durante todo o Carnaval os blocos, camarotes e trios que adotam práticas sustentáveis. Aqueles identificados com maior número dessas práticas receberão troféus, em evento ainda a ser agendado pela pasta. A ideia é que a premiação estimule os demais a investirem nessas ações.
Este ano, novos critérios para a efetivação da participação das entidades na campanha foram estabelecidos. Falta de acessibilidade, condições inadequadas de higiene e segurança no espaço destinado à coleta seletiva, mau atendimento aos catadores e ausência de regras claras para coibir o trabalho infantil são considerados critérios eliminatórios da campanha. Mais de 100 instituições já participaram da campanha desde 2014. Nesse período, cerca de 300 ações ligadas ao tema da sustentabilidade foram registradas pelas equipes da Secis.

Homenagem prestada à Cláudia Leite
SECOM – Secretaria de Comunicação