MTur promove ação de sensibilização sobre proteção de crianças e adolescentes no Aeroporto do Recife

Cotidiano

Um vídeo emocionante começou a circular nas redes sociais do Ministério do Turismo nesta semana. A ação realizada pela Pasta no Aeroporto de Recife teve como objetivo sensibilizar turistas contra a violação dos direitos das crianças e adolescentes durante o carnaval e também ao longo de todo o ano.
Na iniciativa articulada em parceria com o Ministério de Direitos Humanos e a Infraero, atores mirins surgiram nas esteiras de bagagem, no lugar das malas dos viajantes, segurando cartazes que denunciavam situações de exploração. Os pequenos protagonistas tiveram suas participações autorizadas não só pelos responsáveis legais, mas também pela Vara da Infância e da Juventude.

Crianças mostram cartazes de alerta em esteira
“Abordar um problema tão grave e que atinge tantas crianças e adolescentes do nosso país é uma preocupação do Ministério do Turismo e do Governo Federal como um todo. Acredito que estamos no caminho certo e que a conscientização é o melhor caminho para evitar que a exploração desses cidadãos indefesos continue”, comentou o ministro do Turismo, Marx Beltrão.
A advogada Carmem de Melo elogiou a iniciativa. “De repente a gente vê crianças pedindo socorro. Trouxe pra gente a conscientização de um problema que está acontecendo mesmo no Brasil”. Para a psicóloga Fernanda Sati a informação é fundamental. “Acho que as pessoas querem ajudar mas precisam de informação e essa campanha de vocês está dando essa possibilidade”, comenta.
Todos os anos são denunciados, em média, 82 mil casos de abusos a crianças e adolescentes no Brasil através do Disque 100. Se você vir alguma situação de abuso e exploração, não hesite, ligue e denuncie.
[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=BxVEIvHGpMM[/embedyt] Agência de Notícias do Turismo