Gurinhém quer entrar no roteiro turístico da Paraíba

Paraíba

O município de Gurinhém, na região do Agreste paraibano, localizado a 78 km de João Pessoa, recebe nesta sexta-feira (23) um grupo de jornalistas da capital paraibana para conhecer os principais atrativos turísticos. A prefeitura criou no ano passado o Departamento de Turismo, e, por conta disso, foi inserido no Mapa do Turismo Brasileiro, conforme confirmação do Ministério do Turismo.
Buscando novas alternativas de emprego e renda, já está sendo desenvolvido o primeiro projeto de turismo rural sustentável na comunidade Serra do Catolé. O projeto pioneiro na cidade tem a parceria do Sebrae, Emater e a Associação local, cujo o objetivo é divulgar o potencial turístico e atrair mais e novos visitantes.
O Sítio Serra do Catolé está localizado a aproximadamente a 30 Km da sede do município a uma altitude média 420 metros acima do nível do mar. Na região serão encontrados vários sítios de jabuticabeira (plantas nativas, cheias de histórias e carregadas de energia positiva), imensos lajedos propícios para a prática do turismo de aventura.
Em fevereiro, a cidade foi palco do 1º Festival da Jabuticaba, evento que contou com uma extensa programação, onde os visitantes e moradores tiveram a oportunidade de participar de caminhadas ecológicas e trilhas, além de conhecer, degustar e comprar produtos da agricultura familiar. As atrações foram para os produtos dos Sabores da Serra, que junta um mix de licores, geleias e cocadas, a maioria com a utilização da jabuticaba.
Fábio Cardoso, com Gurinhém em Foco