PBTur divulga roteiros da Paraíba na Bolsa de Turismo de Lisboa

Paraíba

Começou nesta quarta-feira (28), em Lisboa, a Bolsa Internacional de Turismo, uma das feiras mais importantes e influentes da Europa. O evento deve reunir um público superior a 75 mil pessoas, entre profissionais do turismo e consumidores, segundo estimativa dos organizadores.
A Paraíba está participando da BTL apostando no crescimento do número de turistas europeus na próxima alta temporada de verão. Luciano Lapa, diretor de Marketing da PBTur (Empresa Paraibana de Turismo), está recepcionando os agentes e operadores de viagem no espaço da Paraíba no estande da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo).
Nesta quarta-feira, o diretor da Embratur Gilson Lira – que é paraibano – esteve no espaço da Paraíba e reforçou a importância da presença do estado no mercado europeu. Lira disse que a Embratur tem investido forte nesse mercado e que Portugal, pelos laços históricos e culturais, sempre foi bastante receptivo ao Brasil. O Brasil sempre foi um país atrativo para os portugueses, em especial, o Nordeste.
De acordo com o executivo, a expectativa é muito positiva, tendo em vista uma série de ações que a PBTur realizou no ano passado na Europa, durante a promoção do projeto São João do Brasil, que cruzou países como a Espanha, Inglaterra, França, Itália e Portugal. “Vamos intensificar os contatos com os agentes de viagem e divulgar os nossos roteiros para o público em geral”, disse Lapa.
Além do material institucional da PBTur, o diretor de Marketing está distribuindo material de alguns hotéis associados da ABIH-PB (Associação Brasileira da Indústria Hoteleira, seccional Paraíba). Essa ação soma informações sobre a infraestrutura hoteleira paraibana com os inúmeros pontos turísticos a serem visitados pelos turistas.
A BTL é dividida em dois momentos. Até sexta-feira o acesso é exclusivo para os profissionais de turismo que negociam roteiros, preços e agendam reuniões. No sábado e domingo o acesso é liberado para o público consumidor. A Bolsa deve reunir mil expositores e 400 hostedbuyers (fornecedores especializados), que devem participar de 5 mil reuniões. Além de Paraíba, estão confirmados representantes de 39 mercados turísticos, que irão divulgar seus roteiros para o mercado luso.

Fábio Cardoso