Museu de Congonhas lança o programa "Museu para todos"

Eventos Culturais

O Museu de Congonhas, em dois anos de atividade, se tornou um dos principais exemplos no País de mobilização popular, com ações voltadas para memória, pertencimento e valorização do patrimônio material e imaterial do seu entorno. Porém a instituição percebeu que poderia ir mais longe.
Para ampliar o público atendido e o alcance das ações educativas e culturais, após amplo processo de reflexão, o espaço apresenta o inédito Programa “Museu para Todos” – conceito que norteará as atividades de sua diversificada programação em 2018.
São exposições, apresentações artísticas, pesquisas de recuperação de acervos, ações educativas e oficinas que pretendem atingir um horizonte mais amplo possível da sociedade. Este novo programa do Museu de Congonhas conta com o patrocínio das empresas CEMIG e CSN, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.
A reflexão sobre diversidade, pertencimento e interatividade está no foco da ampla agenda de atividades. A partir do tema, o Museu de Congonhas convidará turistas, visitantes, crianças, jovens, idosos, beneficiários de programas sociais, associações comunitárias, trabalhadores e toda a comunidade para visitar e revisitar o espaço e participar das diversas atividades a serem desenvolvidas nos próximos meses.
O lançamento para imprensa do programa “Museu para Todos” e da programação de 2018 do Museu de Congonhas aconteceu no dia 28 de fevereiro, no Centro de Arte Popular da CEMIG, em Belo Horizonte. Na ocasião, foi lançada uma proposta colaborativa que pretende construir com os visitantes a logomarca da campanha que marcará a divulgação do “Museu para Todos”.
Estiveram presentes na ocasião o secretário de Estado de Cultura de Minas Gerais, Angelo Oswaldo de Araújo; o gerente-geral do Canal Futura da Fundação Roberto Marinho e curador do projeto “Mídia Educação do Museu de Congonhas”, João Alegria; o curador do projeto “Poesia e Música no Museu”, especialista em MPB e decano da PUC-Rio, Júlio César Valladão Diniz; o Prefeito de Congonhas, José de Freitas Cordeiro; o diretor do Museu de Congonhas, Sérgio Rodrigo Reis; o Secretário Municipal de Cultura e Patrimônio de Ouro Preto, Zaqueu Astoni Moreira e os representantes das empresas patrocinadoras: o diretor de Relações Institucionais e Comunicação da CEMIG, Thiago de Azevedo Camargos e ainda a especialista em Relações Institucionais da CSN, Camilla Fernandes.
O Programa “Museu para Todos” é uma iniciativa inédita, promovida em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, que pretende unir os principais municípios em Minas, que detém o título de “Patrimônio Cultural Mundial” – Ouro Preto e Congonhas -, na promoção de circulação cultural no interior.
Vários eventos artísticos serão compartilhados entre o Museu de Congonhas, o Teatro Casa da Ópera de Ouro Preto e outras instituições das duas cidades, no momento em que celebram os 280 anos de nascimento de Antônio Francisco Lisboa, artista que deixou sua obra nos dois lugares. A parceria também se estenderá em distritos dos municípios, que receberão ações de formação e educação a partir das atividades desenvolvidas pelo Museu de Congonhas.
Destaques da programação
Museu para Todos – O programa começa com uma campanha colaborativa que pretende construir, a partir das caligrafias dos usuários da instituição, a logomarca que norteará todas as peças gráficas a serem criadas e desenvolvidas no decorrer do projeto. Ao lado das letras de personalidades famosas que possuem vida e obra retratadas no Museu, estarão as de anônimos, aplicadas em cores “quentes”, retiradas da paleta presente nas obras que Aleijadinho deixou no Santuário de Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas. Como desdobramento das ações será desenvolvido, em parceria com IFMG – Campus Congonhas, a coleção de “Tintas Congonhas”, a partir de pigmentos encontrados na paisagem local, que servirão para atividades educativas e até para a pintura do patrimônio edificado do entorno.
Poesia e Música no Museu – De março a julho, o Museu de Congonhas recebe a primeira temporada do projeto “Poesia e Música no Museu”. Realizado com curadoria do pesquisador de Música Popular Brasileira e professor da PUC-Rio, Júlio Diniz, o projeto trará artistas de projeção nacional, em eventos que vão aliar conhecimento, bate-papo e música. O primeiro convidado será o cantor, compositor e músico baiano Moraes Moreira, no dia 21 de março, às 2oh. Já estão confirmados também bate-papos musicais com Alice e Danilo Caymmi (abril) e Toni Garrido (maio).
Parceria com o Canal Futura – No dia 10 de março será lançada a Temporada 2018 do “Programa de Mídia-Educação do Museu de Congonhas”. O projeto, com curadoria do João Alegria, gerente geral do Canal Futura, após primeira temporada voltada para a formação de pedagogos, agora se volta para a aplicação prática do conteúdo em novas mídias em distritos de Ouro Preto (Miguel Burnier e Mota) e Congonhas (Lobo Leite). A parceria com o Futura se desdobrará em outras atividades, como o “Maleta Futura”.
A partir de 28 de março trará atividades como a exibição do documentário “Travessias de Olhares”, sobre a diversidade da juventude. A projeção do filme seguirá de um bate-papo com os personagens do filme. Ao longo do ano, a “Maleta” abrirá perspectivas para discutir ainda assuntos ligados ao universo jovem, um dos principais públicos da instituição.
Programa de Educação Patrimonial e Artístico – Um dos principais públicos pretendidos pelo Museu de Congonhas são os dos jovens estudantes. Para aproximar-se deste universo, o Museu passou a oferecer um conteúdo que complementa as atividades dos temas transversais desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Educação em sala de aula, especialmente nas ações de Educação Patrimonial e a Cultura. Em torno de sete mil alunos serão beneficiados pelas atividades nas escolas e em projetos específicos como “Arte na Escola”, “Semana Nacional de Educação Infantil” e a “Festa Literária de Congonhas”.
Mês dos Museus – Ampla programação foi preparada para maio: o “Mês dos Museus”. No dia 02, acontece o lançamento do projeto “Conhecer para Cuidar”, em parceria com a ASAS Produções. Dentre as atividades de educação patrimonial está a elaboração de uma maquete do Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos.
Em maio, de 14 a 20, também será celebrada a Semana dos Museus, realizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), que em 2018 terá como tema “Museus Hiperconectados: novas abordagens, novos públicos”. O tema casa perfeitamente com a política cultural adotada pelo Museu de Congonhas de promoção de atividades que possam atingir um público mais amplo possível. Entre os eventos já acertados estão a Gincana dos Museus, Oficina Adolescentes Online e a Batalha de Rap.
Exposições – Além da exposição “Burle Marx – Entre as Cúpulas Brancas dos Passos”, que poderá ser vista até o final de março, o Museu de Congonhas receberá importantes mostras em 2018. Em abril, a desenhista, entalhadora e gravadora mineira Lyria Palombini apresenta séries inéditas de gravuras sobre Congonhas e ainda uma coleção em homenagem a Tiradentes.
Outro projeto em andamento é a exposição em homenagem à vida e obra de José Arigó, um dos maiores médiuns brasileiros. Nos últimos dois anos, foram adquiridos acervos, coletados depoimentos, publicações e filmes que serão exibidos em uma grande homenagem a este importante personagem da cultura nacional. Ainda em 2018 acontece uma exposição coletiva reunindo alguns dos melhores presépios vencedores do concurso promovido, há 40 anos, pela Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP).
Programa Educativo – As visitas de grupos agendados ganharão mais vida com intervenções lúdicas. A partir de dinâmicas, técnicas teatrais, cênicas, uso de fotografias e recursos tecnológicos, todos os meses serão oferecidos mediações diferentes a estudantes e turistas. Em março será a vez da mediação “Quem conta um conto…”; em abril: “Quem faz a história”; em maio: mediação tátil “Ver e sentir” e, em junho, mediação fotográfica “Eu no Museu”. Outra novidade é a criação de um cardápio de mediações para atender às necessidades das diferentes faixas etárias e com foco nos recortes históricos locais.
Congonhas faz Cultura – O Museu de Congonhas lança, em breve, um Chamamento Público, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Lazer e Turismo de Congonhas, para selecionar outras atrações culturais para compor a programação de 2018. Por meio de Parcerias público-privada a intenção é a de ampliar a diversidade de atrações oferecidas pela instituição, sobretudo com artistas locais, ocupando, além do Museu de Congonhas, todo circuito cultural e histórico desta cidade histórica mineira.
ETC Comunicação e assessoria de imprensa