Setur-PE promove workshop "Conexão Pernambuco – Um panorama geral da aviação

Aviação Brasil
Anúncios

Ainda que o Brasil enfrente um cenário de retração econômica nos últimos anos, Pernambuco vem se destacando no quesito de conectividade aérea, sendo encarado como um case de sucesso.
Para apresentar o crescimento da atividade, a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, em parceria com a Prefeitura do Recife, promoveu o evento “Conexão Pernambuco – Um Panorama Geral da Aviação”, na tarde desta sexta-feira (9), no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes.
Participaram do evento o presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), Eduardo Sanovicz; o diretor de Relações Brasil da International Air Transport Association (IATA), Marcelo Pedroso, além do governador Paulo Câmara, do prefeito do Recife, Geraldo Júlio, e do secretário de Turismo, Esportes e Lazer do Estado, Felipe Carreras.
Durante o encontro foram apresentados três panoramas do segmento aéreo do Brasil e do mundo.
O primeiro painel, cujo o tema foi a “Aviação no Brasil”, foi capitaneado por Eduardo Sanovicz, que elencou números da aviação do País. Já o segundo, intitulado “Panorama Internacional da Aviação”, foi ministrado por Marcelo Pedroso, diretor de Relações Brasil da IATA, que mostrou ao público o cenário da aviação em todo o mundo, além de trazer questões a respeito das privatizações dos aeroportos.
O encerramento do evento ficou sob a comando do secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras, que explanou sobre o tema “Estratégia de Conectividade de Pernambuco”. Carreras explicou todo o trabalho que vem sendo realizado na promoção e captação de novas rotas para o Estado, tanto no mercado nacional como no internacional.
Medalha JK
Durante o seminário, foi entregue ao secretário Felipe Carreras a Ordem do Mérito do Transporte Brasileiro, da Confederação Nacional do Transporte (CNT), conhecida como Medalha JK, o maior símbolo do reconhecimento dos transportadores brasileiros àqueles que doaram talentos, competências e esforços pessoais pela melhoria do transporte no Brasil.

A condecoração foi entregue pelo governador Paulo Câmara a pedido do presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), Eduardo Sanovicz.
O que disseram:
Paulo Câmara, governador de Pernambuco
“Sou testemunha do esforço que foi feito no turismo durante os últimos anos em Pernambuco. Nosso compromisso continua cada vez mais fortalecido, pois precisamos capacitar ainda mais os profissionais que trabalham na área. Estamos melhorando a cada dia a infraestrutura turística com entregas de obras viárias e culturais, além do trabalho de captação de voos nacionais e internacionais”
Felipe Carreras, Secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco
“Pernambuco tem se destacado como nunca antes na captação de voos. As novas rotas têm atraído mais turistas e gerado um impacto econômico expressivo, o que tornou Pernambuco um case de sucesso. Isso é bem notável quando falamos do mercado internacional. Em 2015, quando o governador Paulo Câmara assumiu o Estado, contávamos com quatro conexões internacionai. Atualmente, estamos com 15 ligações para os mais variados destinos do Exterior”
Eduardo Sanovicz, Presidente da Associação Brasileira de Empresas Aéreas (Abear)
“Hoje viemos aqui para celebrar e comemorar. Compreendo a importância da aviação para o turismo e economia do Estado. Os dados de Pernambuco são fantásticos, em três anos o número de voos internacionais triplicou. Isso é fruto do trabalho feito pelo secretário Felipe na busca por novas conexões”
Marcelo Pedroso, Diretor de Relações Brasil da International Air Transport Association (IATA)
“Sabemos da importância de Pernambuco na aviação nacional. Diante disso, trouxe para o seminário números importantes da aviação mundial, além de apresentar dados sobre o Brasil. O número de passageiros no País cresceu 2,3 vezes entre 2005 e 2015 e a expectativa para 2035 é que a América Latina tenha 658 milhões de passageiros”
Marcelo Bento, Diretor da Azul Viagens
“A sensibilidade do Governo de Pernambuco em criar condições para a Azul investir e construir o que temos hoje gera benefícios maiores para todo o Estado e todo o Nordeste. A Azul se tornou a companhia aérea com mais conectividade regional graças ao Hub instalado no Recife”
Conectividade aérea
O crescimento exponencial de Pernambuco no cenário da conectividade aérea se justifica pela posição privilegiada em relação à região. Mas, principalmente, pela implantação do HUB regional da Azul Linhas Aéreas, que conta com voos diretos para todas as capitais nordestinas e 45 ligações diárias para outros 22 destinos dentro do País.
Esse crescimento foi confirmado por estudo promovido pelo setor de pesquisas da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco sobre o impacto do Hub. Em 2017, pousaram no Aeroporto Internacional do Recife 14.756 aeronaves da companhia. No ano anterior, o número foi de 12.013 aeronaves. Uma variação de 22,8%.
No mercado internacional, a malha aérea cresceu substancialmente e saiu de quatro ligações internacionais em 2015 para 15 destinos. Em 2018, Pernambuco contará ainda com ligações para Córdoba (GOL e AZUL), Rosário (AZUL) e Fort Lauderdale (AZUL). Hoje, o Estado tem voos diretos para Lisboa (TAP), Montevidéu (GOL), Buenos Aires (LATAM e GOL), Cabo Verde (TACV), Frankfurt (Condor), Cidade do Panamá (Copa Airlines), Miami (Latam), Milão (Meridiana), Orlando (Azul), Munique (Condor), Bogotá (Avianca) e Madri (Air Europa).
A ampliação no número de voos e de destinos contribuiu diretamente com o aumento no número de turistas chegando diariamente ao Estado. O mais impressionante é que, mesmo diante de um cenário econômico fragilizado, o número de visitantes é crescente. Em 2017, Pernambuco recebeu 5.687.233 milhões de turistas, que injetaram R$ 7,7 bilhões e impactaram 52 segmentos da economia produtiva.
Assessoria de Imprensa – Fotos: Hesíodo Góes