Lançado voo direto São Paulo – Jujuy

Aviação Mundo

A Província argentina de Jujuy lançou oficialmente, nesta quarta-feira (14), o novo voo direto São Paulo – Jujuy. O anúncio ocorre após a experiência inicial e bem sucedida, com a ocupação média de 80% do voo charter, também da companhia de bandeira (de 6 de janeiro a 24 de fevereiro deste ano).
O voo agora regular, operado com equipamento Boeing 737-800, disponibiliza 162 assentos na Classe Econômica e 8 na Club Economy. Terá saídas aos sábados, às 6h55, do Aeroporto Internacional de São Paulo/Gurarulhos com chegada ao Aeroporto Internacional de Jujuy, Gobernador Horácio Guzmán, às 10h10. No sábado seguinte, parte daquela província às 19h15 com o desembarque na capital paulista às 22h15. A operação acordada se estende até o dia 30 de junho próximo, com aposta de extensão do período.
Diego Valdecantos, secretário de Cultura e Turismo de Jujuy, presente ao evento que aconteceu na sede da Aerolíneas Argentinas, em São Paulo, assinalou que a empreitada, a partir de agora, é “intensificar a promoção do destino que estará a cargo do órgão de turismo oficial, com investimento em nova estratégia comercial e de publicidade no Brasil”.
A proximidade do destino e a possibilidade do brasileiro em combinar sua permanência com outras localidades ampliam, conforme Valdecantos, o apelo da oferta ao viajante brasileiro. Jujuy está a apenas 100 quilômetros da província argentina de Salta e acessível a atrativos de países limítrofes, como Deserto de Atacama (Chile) e Uyuni (Bolívia), além de não muito distante de Machu Picchu (Peru).
As boas perspectivas com o novo voo também foram exaltadas por Gonzalo Romero, gerente Geral Brasil da Aerolíneas Argentinas, ao adiantar a disposição da companhia aérea em permanecer com investimentos no mercado emissor paulista.
WTM Latin America 2018
A valorização da conectividade será um dos pontos fortes na aproximação maior que o destino terá com o trade nacional durante a WTM Latin America 2018, que acontece entre 3 e 5 de abril próximo, em São Paulo, evento no qual Jujuy marcará presença.

A partir da esquerda: Diego Valdecantos, secretário de Cultura e Turismo de Jujuy; Marcos Bednarski, Cônsul Geral Adjunto da Argentina em São Paulo e Gonzalo Romero, gerente Geral Brasil da Aerolíneas Argentinas
A diversidade convida
As quatro regiões: Puna, Quebrada de Humahuaca (declarada Patrimônio da Humanidade com a cadeia de montanhas de coloração múltipla), Vales e Yungas constituem a riqueza natural e diversidade de Jujuy.
Situada na rota do Caminho Andino – que percorre o longo trecho de Machu Picchu, no Peru, até Mendoza, na Argentina, Jujuy presenteia o visitante com variadas escolhas de cenários, em altitudes que chegam a beirar os 4 mil metros.
Atrativos como cultura dos povos originários da região, gastronomia típica e vinho de altitude complementam o cardápio a ser desfrutado por aqueles que desembarcam no destino.
Jujuy, que agora concorre a espaço de maior destaque no mapa de viagens do brasileiro, conta com 11 mil camas, das quais 6 mil só na Quebrada e seu entorno; 3 mil na capital San Salvador e o restante distribuídas em outros pontos da província. O destaque na hotelaria local fica por conta das pousadas de charme, o que envolve ainda mais o visitante no clima receptivo que caracteriza esse extrato do território argentino.
O secretário Valdecantos frisa que a ocupação média dos meios de hospedagem é de 70%, alcançando a máxima de 100% em períodos como Carnaval, Semana Santa e férias de julho.
Salinas, na região de Puna, na província de Jujuy
Nina Marciano Comunicação