Sérgerson Silvestre é reconduzido à presidência do Fórum Turístico do Brejo

Paraíba

O Sérgerson Silvestre foi reconduzido à presidência do Fórum Turístico do Brejo da Paraíba para mais um mandato de três anos. O dirigente afirmou que os três primeiros anos à frente da entidade foram bastante difíceis e de arrumação da casa e que, a partir de agora, o trabalho será para fortalecer os roteiros, buscar estreitar parcerias e retomar a implantação do planejamento estratégico para os próximos 10 anos.
O dirigente afirmou à reportagem que quando assumiu o Fórum apenas sete cidades da região compunham a entidade, passando para os atuais 20. Esse crescimento, segundo ele, é fruto do trabalho de convencimento e, principalmente, da compreensão de que a atividade turística gera emprego e renda, acima de qualquer posicionamento político. “Mesmo com as diferenças conseguimos ampliar nossos parceiros”, apontou Silvestre.
O sucesso do Fórum requer novos e mais desafios. Silvestre entende bem essa máxima e disse que houve um crescimento de cerca de 30% no fluxo de turistas na região, consolidando o projeto Caminhos do Frio. “Nossos esforços serão agora para consolidar e ampliar o produto Raízes Culturais, que começou com oito municípios”. Todos os municípios integrantes do Fórum estão inseridos no Mapa Turístico do Brasil, do Ministério do Turismo.

“Conseguimos mostrar que dá pra fazer diferente, que as instituições não precisam serem exploradas, que precisamos de mais gestões que realmente pensem no bem coletivo que sejam protagonistas do seu desenvolvimento.”
Silvestre disse ainda, que é preciso ampliar parcerias com agências de turismo nacionais, participar mais das feiras de turismo nacionais, estreitar as relações com os estados vizinhos como Rio Grande do Norte e Pernambuco, para juntos buscar mais alternativas para aumentar nosso fluxo turístico.
Fábio Cardoso