Pilotos da TAP voam no A330-900 NEO pela primeira vez

Aviação Mundo

Pilotos da TAP realizaram nesta terça-feira (20), em Toulouse, um voo de ensaio do A330 neo pela primeira vez. Nuno Cardoso, Piloto-chefe da frota A330/A340 da TAP, e Victor Pereira, Coordenador de Instrução da frota A330 da TAP efetuaram testes com o avião para demonstração da performance deste novo modelo da família Airbus.
Normalmente, só as equipes de pilotos da Airbus realizam estes voos. Os dois Comandantes da TAP foram acompanhados no cockpit pelo piloto da Airbus, Thierry Bourges, responsável pela equipe de pilotos de teste deste projeto.
O A330 neo foi testado em diversas configurações de voo diferentes que são utilizadas apenas em treinos em simulador, bem como várias manobras de decolagem e aterrissagem. No final do voo, a equipe de pilotos mostrou-se bastante satisfeita com o comportamento do novo avião e comprovou os elevados padrões de conforto que a aeronave oferece em sua cabine.
Lembrando-se que a TAP será a primeira Companhia aérea do mundo a operar o novo avião A330-900 neo.
Este avião será o primeiro equipado com a nova versão da cabine Airspace, que representa um novo conceito alinhado à ambição da TAP de oferecer o melhor produto da indústria aos seus clientes.
Além deste novo interior de cabine Airspace, o A330neo incorpora também a ultima geração de motores Rolls-Royce Trent 7000 e melhorias em termos de aerodinâmica. Com características econômicas imbatíveis, versatilidade e elevada confiabilidade, o A330neo proporciona reduções de combustível da ordem dos 14% por cadeira de avião, tornando-o o avião wide-body mais eficiente.

Nuno Cardoso, Piloto-chefe da frota A330 da TAP; Thierry Bourges, responsável pela equipa de pilotos de teste deste projeto, Victor Pereira, Coordenador de Instrução da frota A330 da TAP e o 4º elemento é um técnico de voo da Airbus
Assessoria de Imprensa