Aeroporto de BH tem novo sistema de radiocomunicação digital

Aviação Brasil

O Aeroporto de Belo Horizonte adotou novo sistema de comunicação que concentra toda a operação crítica, inclusive segurança, operações e movimentação de bagagens. O sistema de comunicação digital Dimetra Tetra, da Motorola Solutions, foi implantado pelo integrador Bapi Telecomunicações e também é utilizado pelas equipes terceiras, atuantes no estacionamento, abastecimento de aeronaves, limpeza e catering do aeroporto.
Segundo a integradora, o sistema conferiu mais eficiência no atendimento aos passageiros e no tempo de resposta, assim como otimizou o gerenciamento das equipes por meio da coordenação de atividades pelo centro de despacho. Atualmente, são registrados e gerenciados 23 mil chamados PTT (Push-To-Talk) por dia.
“O nosso objetivo é melhorar sempre a experiência de viagem dos nossos passageiros e assegurar maior eficiência e segurança. Por isso, investimos na modernização do sistema de comunicação operacional no Aeroporto Internacional de BH. Todos investimentos que vêm sendo feitos pela BH Airport já demonstram que queremos desenvolver em Minas Gerais um dos melhores aeroportos do Brasil, com um ecossistema tecnológico integrado. A comunicação eficiente é parte essencial dessa evolução”, diz Paulo Amarante, gestor de tecnologia da BH Airport.
Na primeira etapa do projeto foram fornecidos quase 200 terminais entre portáteis (de mão) e móveis (para viaturas e fixos). Os equipamentos permitem a transmissão de voz e dados para a coordenação de ordens de serviço e atividades que vão desde as operações na pista até o Centro de Operações do Aeroporto. As informações fornecidas podem ser utilizadas para a elaboração de estatísticas e estudos, para prevenir a ocorrência de incidentes, ou para desenvolver planos de ação preditivos.
Para as unidades de abastecimento de aeronaves e de combate a incêndio foram fornecidos os terminais MTP 8550EX, com certificação ATEX que garante a utilização em ambientes inóspitos, com risco de explosão e resistentes a temperaturas de até 130ºC, além de quedas, poeira, submersão e jatos d’água.
Entre as funcionalidades está a localização GPS, que indica ao centro de comando e controle a posição exata de cada membro da equipe, o botão de emergência que possibilita a um agente de campo chamar por socorro imediato com apenas um toque. Também está em estudo o uso do sistema de GPS para gerenciar a frota de ônibus que circula dentro do aeroporto para transportar os passageiros das aeronaves para os terminais.
“Os novos rádios melhoraram as comunicações do aeroporto, principalmente em termos de qualidade de áudio, sem interferências ou interrupções. Agora, com o sistema digital, não temos mais problemas de estrangulamento de rede e a comunicação é mais precisa, com a definição de grupos por ordem de prioridade”, diz Amarantes.
Agência