João Pessoa realiza 1º Encontro de Cidades Criativas Brasileiras da Unesco

Paraíba

Reconhecida, no final de 2017, como referência pela criatividade, João Pessoa promove o I Encontro das Cidades Criativas Brasileiras da Unesco (ECriativa), que será realizado nesta sexta-feira (23), na Estação das Artes, no Altiplano, às 9h. O evento vai promover a troca de experiências entre os municípios do País que integram a Rede Mundial de Cidades Criativas. Além de João Pessoa, única cidade brasileira escolhida pela riqueza do artesanato e da cultura popular, participam representantes de Belém, Brasília, Curitiba, Florianópolis, Paraty, Salvador e Santos.
Esta será a primeira vez que as cidades brasileiras se reúnem para compartilhar experiências nos diferentes segmentos da economia criativa, setor econômico que tem como base a criação, produção e a distribuição de bens e serviços por meio da criatividade e da cultura. “Apesar de ter recebido o reconhecimento da Unesco há poucos meses, João Pessoa segue com passos importantes na sua consolidação como cidade criativa dentro e fora do país. O ECriativa chega para se somar a outras ações já colocadas em prática, como o programa AnimaCentro, de ocupação cultural em áreas históricas, e o Celeiro Espaço Criativo, uma vitrine permanente para o artesanato paraibano”, explicou Maísa Cartaxo, primeira-dama do Município.
Além das cidades brasileiras que já integram a rede, o encontro também terá a participação de três possíveis candidatas em 2019, as capitais Belo Horizonte (Gastronomia), Fortaleza (Design) e Recife (Artesanato).
ECriativa – O Encontro é promovido pela Prefeitura de João Pessoa em parceria com o Sebrae/PB, com a participação de representantes da Unesco no País, além do Ministério da Cultura. Durante a programação, cada cidade irá apresentar projetos e propostas pactuados com a Unesco. Em seguida, haverá uma mesa redonda com especialistas em economia criativa, como Regina Amorim (gestora de Turismo do Sebrae), Alberto Cabral (antropólogo da UFPB) e Cláudia Leitão (socióloga da UFCE). Os representantes das cidades também participam de uma reunião de trabalho no período da tarde, de onde sairão para visitar o ‘Celeiro Espaço Criativo’ e o programa ‘AnimaCentro’.

Fórum permanente
Para o secretário adjunto de Turismo, Graco Parente, ao lado do prefeito Luciano Cartaxo, é um momento de suma importância para João Pessoa, que está entrando na lista das cidades criativas, pela troca de experiências para saber quais são os projetos que estão sendo desenvolvidos e para mostrar o que a prefeitura tem feito em tão pouco tempo. Outro ponto fundamental será a interação entre as cidades, para replicarmos alguns desses projetos aqui. Estamos muito felizes por promover o primeiro encontro, chamado de e-criativo. Estaremos sugerindo a criação de um fórum permanente no sentido de continuar os debates e integração das cidades.
Cidades Criativas Brasileiras da Unesco
Belém (Gastronomia)
Brasília (Design)
Curitiba (Design)
Florianópolis (Gastronomia)
João Pessoa (Artesanato)
Paraty (Gastronomia)
Salvador (Música)
Santos (Cinema)