73º Fórum Executivo Abav São Paulo inova e entrevista Artur Andrade sem censura!

Brasil

Artur Andrade, editor da Panrotas, com vasto currículo de serviços prestados ao mercado de viagens e turismo, foi entrevistado por agentes de viagens convidados pela diretoria da Abav-SP. O objetivo, indagar ao jornalista os desafios e as oportunidades para o sucesso das agências de viagens. Sabedor do perfil de seus leitores agradecidos pela gentileza, Andrade foi bombardeado. Perguntadores que – sem perceber – disparavam inúmeras pautas de interesse para a matéria.
Edmilson Romão, presidente da entidade, anfitrião do 73º Fórum Executivo Abav São Paulo, abriu o encontro. Depois de reconhecer os méritos de Adriano Pereira, vice-presidente de Marketing e Eventos, pela ideia da pauta, solicitou ao convidado uma breve apresentação. O autor do blog “Sem Censura” – voz de credibilidade, por todos respeitada – agradeceu ao convite, pela oportunidade de “responder e opinar sem censura”. Em respeito ao termo de confidencialidade assinado por todos os presentes, até esse press release passou por prévia aprovação da entidade para poder ser divulgado.
“Minha primeira feira Abav foi no mesmo ano da Rio 92. Lembro que havia o Panotas, semanal e o Guia Panrotas, mensal. O presidente da Abav Nacional era Tasso Gadzanis”, pontuou. Andrade salientou que “a Abav tinha presença e força que, agora, precisam ser mais e melhor percebidas como necessárias, para quem deseja e luta em favor de interesses comuns à distribuição do setor”.
Todos vislumbram aumento significativo de demanda para as próximas décadas no Brasil, que já é o “terceiro maior mercado aéreo do mundo”, lembrou Edmilson Romão. Neste cenário, a tecnologia, o crédito e a gestão profissional são atributos indispensáveis e podem ser acessados por todos. Muitas pessoas ainda não utilizam, por exemplo, todos os recursos do WhatsApp.
Corte das comissões
“O Corte das comissões só ocorreu porque a tecnologia permite”, resumiu Artur. Ele defendeu a necessidade da agência de viagens agregar valor aos clientes com a oferta de alguns diferencias competitivos. Como exemplo, contou que, em recente viagem a Las Vegas, conheceu um jovem que abriu uma agência de viagens a partir da oferta da boa administração das milhas adquiridas por familiares e amigos. Hoje, após três anos, sua empresa já integra a rede de agências de luxo Virtuoso.
E-commerce
“Eu compro meus ingressos para shows em um aplicativo e pago mais caro pelo conforto. Mas tem quem prefira ir pessoalmente à bilheteria e comprar o ingresso mais barato de uma pessoa, correndo risco de enfrentar alguém que vai atender de mau humor”, contou o jornalista. Lembrou que o conhecimento do agente, aliado à qualidade do atendimento personalizado, são fatores valorizados pelo consumidor que não quer perder tempo pesquisando na Internet, quando questionado a respeito das plataformas de e-commerce que apostam todas as fichas no atendimento virtual, feito por uma máquina, à base de recursos providos por inteligência artificial.
Diferenciais valorizados
“Há mais de 20 anos ouço que as agências de viagens vão acabar. Há muito tempo também ouço do agente de viagens que é preciso equiparar as tarifas praticadas por fornecedores em todos os canais de venda. Na minha avaliação, existe mercado para quem sabe agregar diferenciais percebidos e valorizados por seus clientes”, afirmou. “Grandes grupos e consolidadores entregam muito mais serviços às agências do que suas próprias associações, muitas das quais focadas em fazer uma feira. Não faz sentido existirem tantas associações de agências de viagens”, alfinetou Andrade, que reconheceu o esforço das lideranças presentes para reverter o quadro.
Leitura obrigatória
Foram várias e todas as perguntas respondidas pelo editor “do site que é leitura diária obrigatória”, afirmou, com o apoio de todos os participantes do Fórum, Inês Melo, coordenadora do UNAV, grupo criado em Santos e atualmente formado por mais de 240 agências de viagens que trocam informações e opiniões nas redes sociais. “É fundamental a construção de um discurso associativo forte, capaz de ecoar conquistas alcançados por meio do engajamento dos associados e da retidão de propósitos dos dirigentes”, sustentou o editor do Panrotas. “Vivemos num mundo em constante revolução, mas temos que estar atentos para não viver com a ansiedade de querer saber e acompanhar tudo. É preciso ter foco”, concluiu.
Frases marcantes de Artur Andrade

  • “Por trás da venda direta existem muito mais intermediários do que se imagina.”
  • “Para alugar um carro é preciso estimular o consumidor a viajar.”
  • “O mercado de viagens de lazer tem muito potencial e tem pouca gente investindo em coisas novas.”
  • “A inteligência artificial requer um investimento alto e o olho no olho pode ser muito eficaz.”
  • “Tem tecnologia óbvia, fácil e que não é utilizada.”
  • “Nicho, franquia ou associação a uma OTA são opções. O mundo fragmentado tem espaço para todos.”
  • “A CVC é a empresa que mais faz propaganda e recomenda comprar em uma agência de viagens.”
  • “Existe excesso de entidades no turismo. Os agentes de viagens devem ajudar as suas entidades para servirem melhor a eles próprios”.
  • “Hoje, uma consolidadora dá mais suporte percebido pelo agente de viagens do que a Abav, embora os papéis sejam distintos e complementares.”
  • “A Abav precisa tomar ação para negociar com os fornecedores que rejeitam os meios de pagamento da agência de viagens.”
  • “Saia do óbvio. Conheça o perfil do consumidor para oferecer serviços de valor agregado percebido como diferencial competitivo.”

As próximas edições mensais do Fórum Executivo Abav já contam a participação de outros jornalistas convidados. “Nos próximos meses de abril ou maio nós voltaremos a promover um encontro como esse para dialogar com outros jornalistas convidados”, antecipa Edmilson Romão.
Vale conferir também vídeo que registra a participação de Gervásio Tanabe, presente ao 73º Fórum Executivo Abav São Paulo, realizado na sede da Abav Nacional. Convidado, Tanabe compartilhou informações sobre os desafios que assumiu como diretor executivo da entidade presente em todos os estados do país e no DF.

Lideranças convidadas para o 73º Fórum Executivo Abav São Paulo
Edmilson Romão, presidente da entidade, anfitrião do 73º Fórum Executivo Abav São Paulo, abriu o encontro
AMIgo! Comunicação Integrada