Eduarda Brasil ganha The Voice Kids cantando o Nordeste

Cotidiano Fábio Cardoso

A paraibana Eduarda Brasil, pelo próprio sobrenome, representa o Brasil da raiz. Campeã do The Voice Kids Brasil, neste domingo (08) a cantora mirim em momento algum deixou de cantar as coisas do Nordeste, as coisas do interior desse país que ainda precisa fazer muito para poder ser reconhecido.
Eduarda ficou em primeiro lugar por votação do público com mais de 40%, vencendo uma batalha que até então se desenhava desigual, tamanha vontade da Rede Globo de entregar o troféu para a Talita Cipriano, criança de vozeirão, muita garra e personalidade, mas protegida por ser de uma família de músicos famosos.
Vi uma reportagem nessa semana sobre a Eduarda, e me emociona a garra dessa paraibana que não nega apenas a raiz, reconhece os sempre reconhecidos e consegue desde pequena dizer ao mundo que há talentos no Nordeste, há gente sofrida buscando seus espaços, correndo atrás de seus sonhos, querendo um futuro melhor para si e para a coletividade.
Eduardo Brasil do Brasil é um símbolo desse Nordeste forte, de luta, de paixão, e, acima de tudo, que corre atrás de seus sonhos o os agarra com toda força.
Nascida em Cajazeiras, na Paraíba, a adolescente, hoje com 15 anos, começou a cantar aos 5, influenciada pelo pai e pela tia, que tocam forró. Aos 12, decidiu se apresentar com a família, mesma época em que venceu seu primeiro festival. No reality, teve todas as cadeiras viradas e escolheu o time das coleguinhas Simone & Simaria.
 

Fábio Cardoso