Coimbra e sua incrível tradição universitária

Mundo
Visitar a região do Centro de Portugal permite explorar lugares diferentes em seus mínimos detalhes, mergulhar na rica história de monumentos e personagens e apreciar manifestações culturais peculiares. Dentre lugares com histórias incríveis para serem apreciadas, Coimbra se destaca por sua tradição universitária.
Como uma boa cidade portuguesa, Coimbra foi construída às margens de um rio e em cima de uma montanha que separa a cidade alta da cidade baixa. A parte baixa guarda preciosas construções medievais e ruelas onde se concentra o comércio. A alta, coroada pela universidade no seu ponto mais elevado, é território de grande parte das repúblicas de estudantes, pontos turísticos como a Sé Velha e a Biblioteca Joanina e, também, palco dos principais acontecimentos da vida acadêmica de Coimbra.
Para quem deseja conhecer de perto os encantos universitários da cidade, o Sapientia Books & Wine Hotel é o único hotel localizado no Centro Histórico. A propriedade está situada no coração da Alta de Coimbra, considerada Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO. O rooftop é uma das grandes atrações do hotel, pois oferece uma vista de 360 graus para toda a cidade, incluindo a tradicional e secular Universidade de Coimbra.
Com a missão de ajudar os viajantes nessa divertida missão de explorar a Coimbra universitária, separamos 4 tradições imperdíveis deste destino fascinante:
1– Tunas acadêmicas
A Tuna é um grupo musical formado por estudantes universitários. Acredita-se que a palavra “tuna” tenha vindo do nome da cidade de Túnis, onde vivia um trovador conhecido. Aliás, a arte de trovar é comum aos membros das tunas acadêmicas: suas apresentações são recheadas de canções que exaltam a cultura acadêmica e, em especial, a herança histórica portuguesa.
2- Trajes universitários 
Os universitários portugueses vestem um uniforme peculiar, um dos maiores símbolos da tradição universitária em Coimbra: uma longa capa preta, gravata, camisa social, calças para os homens e saias para as mulheres. Esse visual pitoresco para a atualidade fez com que J. K. Rowling, autora de Harry Potter, incorporasse diversos desses elementos nas roupas dos alunos da escola de bruxaria de Hogwarts, tanto nos livros quanto nos filmes. Já em Portugal, é possível vê-los no campus da Universidade de Coimbra, onde são usados até os dias de hoje. Vestir a capa e a batina de uma das universidades mais antigas do mundo é sinônimo de prestígio.
4- Queima das Fitas
Conhecida como a “festa dos estudantes”, é a ocasião em que cada um veste as cores da faculdade e celebra o fim do ano letivo com muita euforia, e marca uma etapa gloriosa da vida estudantil. Os turistas também podem desfrutar do clima de alegria, das divertidas tradições e das atividades especiais, que incluem shows, festas e sarau. A comemoração começa quando toda a Academia veste os trajes e se mantém em silêncio para ouvir o show das guitarras e do fado em frente à escadaria da Sé Velha.
5- Biblioteca Joanina e seus guardiões inusitados
Localizada dentro da Universidade de Coimbra, essa biblioteca possui um acervo com cerca de 200 mil livros, com coleções raríssimas dos séculos 16, 17 e 18. Proteger esse patrimônio é um verdadeiro desafio, que vai desde o cuidado rigoroso com a temperatura e umidade até o controle de pragas como as traças. Para combater esse inseto inconveniente, a biblioteca possui curiosos aliados: morcegos. À noite, eles se alimentam dos diversos bichinhos que corroem os papéis, mantendo todos os exemplares a salvo.
Sobre o Centro de Portugal
A mais charmosa região portuguesa é cheia de destinos populares: Aveiro, Coimbra, Viseu, Nazaré, Óbidos, Tomar, Fátima e tantos outros. Suas belezas se estendem por todo o território – ocupado por 2,3 milhões de habitantes que têm o dom de bem receber. O Centro de Portugal possui inúmeros patrimônios da UNESCO, um litoral que é um paraíso do surfe, aldeias históricas, gastronomia riquíssima, vinhos inesquecíveis, natureza exuberante e muita cultura, que se somam a incontáveis motivos para uma visita. A principal cidade, Coimbra, está a apenas 200 quilômetros de Lisboa e a 135 quilômetros do Porto. Para mais informações, visite www.centerofportugal.com.
AFT Comunicação Integrada