Ministro da Cultura visita Centro Histórico de João Pessoa

Paraíba

O Hotel Globo, localizado no Centro Histórico de João Pessoa, recebeu, nesta sexta-feira (13), a visita do ministro da Cultura Sérgio Sá Leitão. Ele esteve na capital paraibana conhecer de perto as políticas públicas na área da cultura que a Prefeitura de João Pessoa (PMJP), através da sua Fundação Cultural (Funjope), está realizando para fomentar o setor.

Durante a visita, o ministro destacou os investimentos que a PMJP tem realizado junto a diversos parceiros para o crescimento da cultural local. “Temos procurado atuar em parcerias com as prefeituras para gerar uma abordagem federativa, atuando juntos e pensando no bem comum. Estamos à disposição para fazer mais junto aos governos, sociedade civil e o setor cultural, pois juntos podemos impulsionar a cultura”, disse.

O ministro ainda destacou a importância do Centro Histórico de João Pessoa e do Hotel Globo para a cultura brasileira. “É um imóvel belíssimo, que tem uma grande importância para a história de João Pessoa, sendo bem próximo ao local onde a cidade nasceu”.

O diretor executivo da Funjope, Maurício Burity, apresentou para o ministro as diversas ações e projetos que vem sendo desenvolvidos pela PMJP, a exemplo do Festival de Música Clássica – que já faz parte do calendário cultural da cidade, o AnimaCentro, Sabadinho Bom, entre outros. “Temos o exemplo do Festival de Música Clássica, que oferece aos pessoenses e turistas uma música de qualidade. A Prefeitura também tem investido no audiovisual através do edital Walfredo Rodrigues”, destacou.

Ministro da Cultura recebe de presente uma peça produzida pelas Sereias da Penha

Sereias da Penha – Na ocasião de sua visita a capital da Paraíba, o ministro Sérgio Sá Leitão recebeu uma peça de decoração confeccionada pelas artesãs do projeto ‘Sereias da Penha’, que são conhecidas mundialmente. A peça teve como matéria-prima a escama de peixe.

O Sereias da Penha é um projeto pioneiro em João Pessoa e o sucesso deve-se ao fortalecimento da parceria entre a PMJP, por meio do João Pessoa Artesã (JPA), com o Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A iniciativa possibilitou a inclusão social e cultural de várias mulheres que moram na comunidade da Penha.

Cidade Criativa – Outro destaque do trabalho que a Prefeitura de João Pessoa vem realizando na área da cultura é o apoio à arte popular e ao artesanato. Isso levou João Pessoa a integrar a Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco (UCCN), sendo a única cidade do país na categoria Artesanato e Arte Popular.

Em todo o mundo, são apenas 180 cidades que integram a Rede Mundial de Cidades Criativas, em sete categorias: design, artes midiáticas, gastronomia, cinema, literatura, música e artesanato e arte popular. E são apenas oito cidades brasileiras na lista: Belém (Gastronomia), Paraty (Gastronomia), Florianópolis (Gastronomia), Curitiba (Design), Brasília (Design), Salvador (música), Santos (Cinema) e João Pessoa (Artesanato e Arte Popular).

Secom João Pessoa