Paraíba ganhará Parque Estadual Marinho de Areia Vermelha

Destaque Paraíba

A cidade de Cabedelo ganhará um importante equipamento de pesquisa e turismo. Nesta sexta-feira (11) foi assinado um convênio entre a prefeitura e o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade para a construção do Parque Estadual Marinho de Areia Vermelha. Serão investidos R$ 2,5 milhões e a construção será de responsabilidade do Governo Estadual. O local terá o objetivo de oferecer educação ambiental, orientação e segurança aos turistas. As dats de início e conclusão das obras não foram informadas.
A sede terrestre do Parque ficará localizada na praia do Poço, onde funcionará a administração, incluindo a guarda de materiais e equipamentos utilizados no manejo da área. O projeto prevê, ainda, a construção de uma mureta de contenção do mar, passeio público, ciclovia, sala de exposição, museu vivo, banheiros e boxes de informação ao turista, além de urbanização e paisagismo da área.
Na sede poderão funcionar, também, postos de saúde e policial. Próximo ao local, já existem bares e restaurantes, uma Unidade de Saúde da Família (USF), uma capela religiosa e ponto de ônibus.
Para a construção do Parque Marinho, a prefeitura cedeu um terreno em localização privilegiada, onde o turista poderá ser atendido de uma forma mais confortável assistindo vídeos enquanto aguarda o embarque para o Parque Marinho de Areia Vermelha.
“Mais do que isso, essa sede servirá como quartel general da administração, da fiscalização, da conservação e da conscientização”, afirmou Fabiano Lucena, secretário de Meio Ambiente da Paraíba.

Funbio
O Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio) é uma organização não-governamental, criada em outubro de 1995, cuja missão é apoiar ações estratégicas de conservação e uso sustentável da biodiversidade no Brasil. Com esse fim, o Funbio capta e gere recursos financeiros, estimulando o desenvolvimento de iniciativas ambientais e economicamente sustentáveis. Sua atuação é pautada na Convenção da Diversidade Biológica, acordo internacional assinado durante a Rio 92.
Redação com Secom Cabedelo