São Paulo ganha enorme escultura do artista plástico português Bordalo II

Brasil

A cidade de São Paulo ganhou uma obra de arte de um dos mais reconhecidos artistas urbanos do mundo, o português Bordalo II. A peça, um enorme bicho-preguiça feito de lixo, material descartável e pintura, ficará exposta permanentemente em frente ao Terminal da Lapa (Rua Guaicurus), na Zona Oeste, uma das regiões mais movimentadas da cidade.

A ação faz parte da programação do Experimenta Portugal ’18, chancela paulistana de arte e cultura luso-brasileira, promovida pelo Consulado Geral de Portugal em São Paulo há quatro anos. A presença de Bordalo II contou com apoio da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de São Paulo e do Turismo de Portugal.

Reciclagem e sustentabilidade

Por meio da sua arte de reciclagem em arte, Artur Bordalo cria, recria, reúne e desenvolve ideias com material em fim de vida e procura relacioná-lo com a sustentabilidade, consciência ecológica e social. Sua arte, portanto, é também uma mensagem de alerta.

Em uma de suas séries de trabalho mais conhecidas, “Big Trash Animals”, Bordalo II, neto do pintor Real Bordalo, retrata a própria natureza, no caso animais, pelos materiais responsáveis que muitas vezes são responsáveis por sua degradação. O animal escolhido para São Paulo, o bicho-preguiça, um dos símbolos da Mata Atlântica paulista, é uma espécie com risco de extinção. Além deste, Bordalo também desenvolveu um lobo-guará e uma arara, que ficarão no Rio de Janeiro e Campinas, respectivamente.

Sobre o Experimenta Portugal ’18

Em sua quarta edição, o Experimenta Portugal oferecerá um extenso calendário de eventos durante os meses de maio, junho e julho deste ano, recheado das mais diversas expressões e criações artísticas, musicais e culturais, em diferentes espaços e equipamentos culturais ícones da cidade de São Paulo, ilustrando o momento único de conexão e colaboração que São Paulo/Brasil e Portugal estão hoje a viver.

Cunha Vaz Brasil