Reportagem de TV mostra ação da Embratur na Itália

Brasil

O Brasil teve papel fundamental para a libertação da Itália na Segunda Guerra Mundial, por meio da participação da Força Expedicionária Brasileira (FEB) e seus mais de 25 mil soldados enviados para o continente europeu. Desde então, os brasileiros passaram a ser considerados os verdadeiros libertadores do país. Para fortalecer os laços de amizade entre os dois países, a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), o Ministério do Turismo, o Gabinete de Segurança Institucional de Presidência da República, o Ministério da Defesa e o das Relações Exteriores promoveram, na Itália, uma série de eventos, o “Tra Amici“, que também teve como objetivo incentivar os italianos a conhecerem o Brasil.

A rede de TV Record, convidada para acompanhar a divulgação da missão de fomento ao turismo internacional, relatou em uma série de três reportagens especiais a bela história entre as duas nações.

“Em uma semana de eventos, na Itália, o festival “Tra Amici” serviu para resgatar e eternizar a memória dos combatentes brasileiros que tiveram papel importante na libertação das cidades italianas. A ideia também foi de aproveitar o patriotismo e o apelo profundo na região para divulgar o Brasil e aumentar o fluxo de italianos para o nosso País”, afirmou o diretor de Inteligência Competitiva e Promoção Turística, Gilson Lira.

A primeira reportagem da série do Fala Brasil, da TV Record, mostrou a chegada dos brasileiros na Itália, que lutaram na 2ª Guerra Mundial. Os homens, que ganharam o apelido de pracinhas, “chegaram ao país europeu sem armas e completamente despreparados, mas aos poucos ganharam a confiança da população”, destacou o veículo. O programa foi ao ar na última segunda-feira, dia 21.

TV registra imagem da homenagem dos italianos aos pracinhas brasileiros

Na terça-feira (22), a segunda reportagem especial destacou a tomada de Monte Castelo, uma batalha travada ao final da guerra entre as tropas brasileiras e as forças do exército alemão, que tentavam conter o avanço dos aliados no Norte da Itália. Esta batalha marcou a presença da FEB no conflito. Os soldados brasileiros lutaram por 8 meses.

Já na terceira reportagem, a última da série, veiculada nesta quarta-feira (23), foi mostrada a convivência entre italianos e brasileiros durante a guerra e por que os italianos gostam tanto do Brasil. Sempre amistosos com a população, os pracinhas ficaram conhecidos pela solidariedade. Com o fim da guerra, em uma pequena cidade italiana, Porreta Terme, os combatentes brasileiros foram homenageados com a inauguração do busto do Marechal Mascarenhas de Morais, comamdante das tropas brasileiras.

“Foram os brasileiros que lá atrás, em 1944/1945, garantiram que hoje nós pudéssemos ter um mundo livre do terror do nazi-fascismo, um Brasil grande e livre”, destacou na reportagem o general Etchegoyen, ministro do Gabinete de Segurança Institucional.

Para assistir à série completa, acesse:

https://bit.ly/2IEhlhk

https://bit.ly/2IIHpUw

https://bit.ly/2GFZyQV

Assessoria de Comunicação da Embratur