1º Simpósio Paraibano de Jornalismo reúne profissionais e debate desafios da profissão

Cotidiano

Os principais jornalistas profissionais da Paraíba estarão reunidos em Campina Grande, no dia 16 de junho, durante o 1º Simpósio Paraibano de Jornalismo, que será realizado pelo Sindicato de Jornalistas Profissionais do Estado da Paraíba (SINDJORPB), para debater “Os desafios da profissão na era da instantaneidade da comunicação e as políticas sindicais”.
As atividades do evento serão desenvolvidas no Auditório II da Central de Integração Acadêmica da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), no Câmpus de Bodocongó, e também estarão abertas para participação de professores e estudantes da área, que podem se inscrever, gratuitamente, no site http://sindjorpb.com.br/, até o dia 14 de junho. Os participantes receberão certificado com carga de 8 horas/aula.
Minicurso, palestra, mesa redonda e relato de experiência integram a programação do Simpósio. O credenciamento começa as 8h, seguido de apresentação cultural para recepcionar os participantes. As 9h acontece a abertura oficial, com as boas-vindas do jornalista Land Seixas, presidente do SINDJORPB. Às 9h30, será debatido o tema “O jornalismo diário e os desafios das mídias digitais”, com o professor Fernando Firmino, da UEPB.
“Relações de trabalho em Assessoria de Imprensa e fraudes contra o profissional jornalista” será o tema da mesa redonda que contará com a participação dos professores Cidoval Morais (UEPB), Hipólito Lucena (UEPB) e Socorro Palitó (UEPB), além do publicitário Emerson Saraiva (Coletivo DigitAll). A atividade terá a mediação do jornalista Márcio Rangel.
No turno da tarde, será proferida a palestra “Organização sindical e a realidade administrativa do SINDJORPB”, com a participação de Wilton Maia Velez, presidente do STIUPB, e do jornalista Land Seixas. Na sequência, haverá ainda o relato de experiência com o tema “Empreendedorismo feminino na Comunicação”, com a participação das idealizadoras da multiplataforma comunicacional “Por Elas”.
Após essa atividade será oferecido um coffee-break aos participantes e feitas as apresentações da diretoria do SINDJORPB, do novo site da entidade e do calendário anual de eventos da categoria. À noite, no Sítio São João, acontece a confraternização do evento, com o “Esse forró dá pauta!”. Outras informações sobre a iniciativa podem ser solicitadas através do email sindjorpb@gmail.com.

Assessoria de Imprensa