Presidente da Embratur que intensificar promoção em parceria com países da AL

Brasil

A presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Teté Bezerra, participou, nesta segunda-feira (04) em Santiago, no Chile, de atividades da FIEXPO 2018, uma das principais feiras do segmento de Negócios e Eventos da América Latina. Na programação, um encontro com o embaixador do Brasil no Chile, Carlos Sérgio Sobral Duarte; participação no Fórum Político Latino-Americano, além de ações propostas pela organizadora do evento, como workshop organizado pela ICCA (Associação Internacional de Congressos e Convenções, em tradução livre).

Durante o fórum, a presidente da Embratur destacou a importância de intensificar o diálogo entre, principalmente, os países da América do Sul, para apresentar o potencial turístico da região para todo o mundo. “Defendo a necessidade de trabalharmos a promoção de nossos destinos de forma integrada, visando o incremento conjunto do turismo na América do Sul. Acredito que a promoção do bloco em mercados distantes, como China, Japão, Austrália, é um dos caminhos para atrair mais turistas internacionais”, destacou Teté.

Para a presidente, neste cenário promissor, o segmento MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions), tema central da FIEXPO Latinoamerica e também do Fórum Político, deve ser visto como estratégico para o Brasil alcançar metas importantes.

“O ideal é que, após essa reunião de líderes dos países, tenhamos propostas e ações conjuntas definidas para serem postas em prática e o resultado poderá ser a captação de grandes eventos deste importante segmento da atividade turística para os países da América do Sul e América Latina como um todo. No Brasil, conhecemos bem o impacto positivo que o segmento gera para a economia, com a entrada de divisas e geração de empregos nos destinos que sediam eventos”, disse.

Em maio deste ano, a ICCA divulgou o ranking anual dos destinos que mais realizaram eventos internacionais em 2017. O Brasil está entre os 20 países que mais sediam no mundo e manteve o primeiro lugar do ranking na América Latina. “Em todo o continente americano, ficamos atrás apenas de Estados Unidos e Canadá”, completou Teté Bezerra. O turismo de Negócios e Eventos é o segundo segmento que mais contribui no fluxo internacional de visitantes para o Brasil, logo após do lazer.

Reconhecida pela ICCA como a feira de referência do setor na América Latina, da qual participam praticamente todos os países do continente, a FIEXPO combina reuniões de negócios, capacitação e networking, além da realização do Foro Político Latino-americano sobre Turismo de Reuniões, com a participação de ministros, secretários, prefeitos, parlamentares e governadores do nosso continente, com o fim de debater políticas conjuntas para o desenvolvimento do turismo de reuniões.

A Embratur apresenta a grande diversidade do Brasil em um estande de 108m2, onde os visitantes serão convidados a aproveitar as atrações culturais expostas, bem como a degustações diárias da gastronomia brasileira. O espaço brasileiro será composto por 18 representantes de destinos turísticos e empresas privadas. Além disso, a Embratur promoverá momento de relacionamento com 130 hosted buyers indicados pela organização da FIEXPO.

A ação visa intensificar a prospecção de eventos, grupos corporativos e viagens de incentivo para o Brasil. Para esta ocasião, foram selecionados alguns destinos brasileiros que vêm se destacando no ranking da ICCA dos últimos três anos. As cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Fortaleza e Foz do Iguaçu terão 40 minutos para se apresentarem como destinos de Negócios e Eventos.

Assessoria de Comunicação da Embratur