Feira de Campina Grande recebe do Iphan o título de Patrimônio Cultural do Brasil

Cotidiano Destaque

Um dos principais centros de comércio e expressão cultural do Brasil, a Feira de Campina Grande, recebeu nesta quinta-feira (14) o título de Patrimônio Cultural do Brasil. A solenidade, realizada na Pirâmide do Parque do Povo, aconteceu graças ao reconhecimento por parte do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) da importância histórica e cultural daquela tradicional área comercial da cidade.
Segundo o prefeito Romero Rodrigues, este título deve ser festejado por toda coletividade campinense, pois representa o reconhecimento nacional de um dos maiores patrimônios da cidade, cuja história, cultura e dinamismo são alvo permanente da admiração de quem conhece Campina Grande. “Estamos muito felizes e, por isso, consideramos este um feito marcante para a toda a coletividade campinense, em especial todos os feirantes que tanto engrandecem uma feira tão importante em nível nacional”, destacou.
Por sua vez, a presidente do Iphan, Kátia Bogéa, a Feira local é de grande dimensão, não apenas em termos de extensão, mas, sobretudo, quanto a sua diversidade em termos de manifestações culturais.  “Cerca de 75 mil metros quadrados dão a base da Feira, que se amplia para além de seus limites, entre ruas e barracas, nos dias de mais movimento. A sua história e a sua contribuição cultural são fantásticas, sendo merecedoras do nosso reconhecimento”, afirmou.
O registro da Feira de Campina Grande como Patrimônio Cultural do Brasil foi deliberado em 27 de setembro de 2017, pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural. O bem imaterial foi inscrito, pelo Iphan, no Livro de Registro dos Lugares. O pedido de reconhecimento pelo Instituto aconteceu em uma articulação entre a Prefeitura Municipal de Campina Grande e grupos de feirantes e fregueses.
A partir daí, foi iniciado um intenso processo colaborativo de diálogos e pesquisas, que agora reúne as principais referências culturais presentes na Feira campinense, além de propostas para sua salvaguarda. Entre as ações apontadas estão a criação do Centro de Referência do Bem Registrado e a organização de uma rede de feirantes.
Essas propostas são entendidas como fundamentais, pois crescendo em importância e dimensões, o espaço da feira passou também a ser objeto de interesse de propostas de requalificação urbana, que deverão ser conduzidas conforme as necessidades das pessoas que a vivenciam diariamente em diálogo com as ações de salvaguarda.
Estiveram presentes à cerimônia de entrega do certificado oficial de reconhecimento o prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues; a presidente do Iphan, Kátia Bogéa; o diretor do Departamento de Patrimônio Imaterial, Hermano Queiroz; o superintendente do Iphan na Paraíba, José Carlos de Oliveira; os secretários Joia Germano (Cultura), Iolanda Barbosa (Educação), Teles Albuquerque (Sejel); Nelson Gomes Filho (presidente da Amde); deputado federal Pedro Cunha Lima; Cícero Rodrigues (representante dos feirantes); vereador João Dantas e muitas outras autoridades.
Codecom Campina Grande