Costa do Conde promove festival de gastronomia com pratos produzidos à base de inhame

Destaque Eventos Culturais

Um dos principais alimentos da gastronomia paraibana, o inhame é a estrela do Festival Sabores e Saberes da cidade litorânea do Conde, na Paraíba. Até o próximo dia 15 de julho, um total de 14 restaurantes instalados na cidade estarão oferecendo aos clientes e turistas uma variedade de pratos elaborados à base do inhame., que é um tubérculo muito nutritivo e um produto muito presente na gastronomia e economia do Conde.

Na última terça-feira (3) ocorreu o lançamento da 5ª edição do Festival nas dependências do Sítio dos Santos, que é um dos restaurantes participantes. O evento é promovido pela  Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Conde (ACIC) com apoios do Sebrae-PB e da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), e a prefeitura municipal.

Perspectivas – Em linhas gerais, o festival pretende consolidar o Conde como um polo de referência da Gastronomia paraibana, qualificando a mão-de-obra local, promovendo e valorizando a agricultura familiar e a cultura da região. De acordo com o presidente da ACIC, o empresário Fabiano Medeiros, o festival também busca fortalecer o turismo regional durante o período da baixa estação e ‘esquentar’ a economia local. “A cada ano vamos conseguindo reunir um número maior de empresários no festival, que vem conseguindo movimentar a rede hoteleira e os restaurantes nesses meses de pouco movimentação turística”, explicou.

O representante do Sebrae-PB, Claudio Soares, preferiu destacar  a ampliação, a cada ano, do número de empresários no evento. “A associação vem chamando para si a responsabilidade para organizar o evento, e isso é ótimo”, disse. Para a presidente da PBTur, Ruth Avelino, a cidade do Conde está caminhando para transformar-se num destino turístico. “ A cidade já possui uma excelente infraestrutura hoteleira e restaurantes com um nível dos melhores. Esse festival é uma demonstração de que há, por parte do empresariado, uma busca dessa excelência”, declarou.

Concurso – Quatorze  estabelecimentos, entre hotéis, pousadas e restaurantes, irão apresentar  pratos promocionais desenvolvidos à base do inhame. Neste ano haverá premiação, em dinheiro, para os três primeiros colocados. A ideia, segundo a organização, é colocar  Chefs que  farão o papel de “cliente oculto” e irão avaliar três categorias: ambiente, atendimento e sabor dos pratos. No final, os melhores serão premiados. Durante o período do Festival esses estabelecimentos comercializarão pratos com preços promocionais, preparados especialmente para o evento.  Durante o 5º Festival o turista e visitante, terá uma programação especial na Praça Central de Jacumã com Feira de Artesanato e Cultura Alimentar, apresentações culturais e shows.

Restaurantes participantes –  Beach Hotel, A Creperia, O Púkaro, Tropicália Bistrô, Carpe Diem Restaurante, Turek Grelhados Bar, Brasilândia, Dani Tapioca, Pousada e restaurante Sítio dos Santos, Dos Sabores, Escape Bebel, Matusuri Restaurante, Parada Jacumã e o Sonho Gelado.

Fotos: Luiz Parahyba