Costa Cruzeiros realiza tradicional cerimônia da moeda para o navio Costa Smeralda

Destaque Mundo

A Costa Cruzeiros, companhia marítima italiana pertencente a holding Carnival Corporation & plc, realizou, no último dia 4 de julho, a tradicional cerimônia da moeda para o Costa Smeralda, novo flagship da Costa Cruzeiros, atualmente em construção no estaleiro Meyer Turku, na Finlândia, um dos maiores complexos de construção naval do mundo.
Na ocasião, moedas comemorativas foram acopladas na quilha do navio como símbolos de boa sorte para a tripulação, os hóspedes e para as futuras viagens a bordo do Costa Smeralda. Esse momento, tradição na indústria marítima, foi celebrado por executivos da Costa Cruzeiros e do estaleiro de Meyer Turku. Elisabetta Moraci, Segunda Oficial de Convés da frota Costa Cruzeiros, foi a madrinha do evento.
“Com a implantação do combustível GNL, o Costa Smeralda representa a maior inovação para o mercado internacional e um passo importante para estabelecer novos padrões para o setor de cruzeiros. O Grupo Costa é líder de mercado na Europa e na Ásia e, por isso seguimos investindo em turismo sustentável como ponto fundamental para manter a nossa liderança. Nossa estratégia contínua de inovação e melhorias proporcionará um impulso significativo para o desenvolvimento do GNL como uma alternativa de combustível viável para a indústria de cruzeiros”, afirma Neil Palomba, presidente da Costa Cruzeiros.
“A cerimônia da moeda marca o início da montagem do casco do navio. A partir daí, começam os nossos esforços para que a estrutura se transforme realmente em um navio, o primeiro movido a combustível GNL e com um design arquitetônico exclusivo e que expressa o espírito da Costa Cruzeiros”, diz o CEO do Meyer Turku, Jan Meyer.
O Costa Smeralda entra em operação em outubro de 2019 e será o primeiro navio a ser comercializado para consumidores do mundo todo movido por Gás Natural Liquefeito (GNL), o combustível fóssil mais limpo do mundo. O GNL será responsável por gerar 100% da energia para o navio tanto no porto como em alto-mar, representando um grande avanço ambiental em qualidade do ar e em redução nas emissões de óxido de enxofre, nitrogênio e CO2.
O Grupo Costa e a Carnival Corporation têm sido líderes na promoção e no desenvolvimento de soluções sustentáveis e ambientais para o setor de cruzeiros. Além do GNL, o Grupo Costa e a Carnival Corporation são pioneiras na implantação de sistemas de limpeza dos gases emitidos, presente hoje em cerca de 60% dos navios das duas marcas.
Com 180.000 toneladas, o Costa Smeralda terá mais de 2.600 cabines e partirá no dia 20 de outubro de 2019 para sua primeira viagem – um cruzeiro de 15 dias de Hamburgo (Alemanha) com destino a Savona (Itália). O itinerário inclui escalas de dois dias em alguns dos destinos mais ricos em história e cultura da Europa como Hamburgo, Roterdã, Lisboa, Barcelona e Marselha.
A cerimônia de batismo do Costa Smeralda, por sua vez, está marcada para o dia 3 de novembro de 2019 em Savona. No dia seguinte, o navio dá início às suas atividades regulares com roteiros de seis dias. De Savona, o Costa Smeralda visita as cidades de Barcelona, Marselha e Civitavecchia (Roma). Até abril de 2020, o Costa Smeralda segue navegando pelo Mediterrâneo Ocidental em cruzeiros de uma semana, com paradas em Savona, Marselha, Barcelona, Palma de Maiorca, Civitavecchia e La Spezia. As reservas para as viagens a bordo do Costa Esmeralda já estão abertas.
No total, o Grupo Costa tem 26 navios em serviço, somando 74.000 leitos. Sete novos navios iniciam operação entre 2018 e 2023, incluindo dois da Costa Cruzeiros, dois da Costa Asia e três da AIDA Cruises, aumentando em mais de 50% a capacidade de leitos para o Grupo Costa. Juntos, os sete navios contabilizam um investimento de mais de 6 bilhões de euros.

Porta Voz Comunicação