Na Rússia com a cabeça no Brasil

Copa do Mundo 2018

Rory Thompson pegou o avião em Toronto, Canadá, e embarcou para Moscou. Jeff Zelinski, de Vancouver, estava morando na Bolívia, pediu demissão no trabalho e rumou para a Rússia. Mark Ergen, também de Vancouver, não pensou duas vezes: tirou 30 dias de férias e embarcou para encontrar os amigos canadenses e assistir aos jogos do Brasil na Copa do Mundo de 2018. Por quê os jogos da Seleção Brasileira? Não apenas pelo futebol pentacampeão, mas sim pelas memórias das viagens que o trio fez ao Brasil nos últimos anos.

“Eu já estive no Brasil três vezes e quero voltar todo ano”, diz Rory. “Eu já perdi a conta. 10 ou 12 vezes? Sempre por motivos diferentes. Sou apaixonado pelo país”, relembra Jeff. “Eu fui umas cinco vezes e sei que volto no fim do ano”, completa Mark.

Para a próxima viagem, os três querem repetir um programa que tem dado certo: curtir o Carnaval de rua do Rio de Janeiro. “Estive pela primeira vez em 2014, para o Mundial. Me apaixonei e voltei nos dois anos seguintes para o Carnaval. E o melhor são as pessoas, que são sempre muito amigáveis. Cada vez que eu visito, quero voltar mais vezes”, conta Rory. “E não dá para esquecer da feijoada, meu prato predileto”, completa.

Mais experiente no destino Brasil, Jeff conhece apenas Rio de Janeiro e São Paulo. “Já fui várias vezes, mas quero conhecer Salvador e a Foz do Iguaçu na próxima vez”, diz Jeff, antes de ser interrompido pelo amigo Mark, que complementa: “a Bahia realmente é espetacular. Mas você precisa conhecer também o sul do Brasil”.

Para as próximas viagens ao Brasil, Rory, Jeff e Mark podem aproveitar a emissão de vistos eletrônicos. No novo processo, a solicitação e emissão da autorização para entrada no país dura, em média, 72 horas, pela internet, e custa em torno de us$ 40.

“Eu achei essa uma ótima ideia. Eu tinha toda uma papelada para preencher sempre que queria visitar ao Brasil. Saber que eu possa ir na internet e fazer o processo é um alívio e certamente vai facilitar a vida dos canadenses que queiram conhecer o Brasil”, diz Mark.

Assessoria de Comunicação da Embratur