São João de Santa Luzia é considerado patrimônio imaterial da Paraíba

Destaque Paraíba

O São João de Santa Luzia foi reconhecido pelo Governo como patrimônio cultural imaterial da Paraíba, por meio de um projeto de autoria do deputado estadual Raniery Paulino, aprovado na Assembleia Legislativa, sancionado pelo governador Ricardo Coutinho e publicado no Diário Oficial desta quinta-feira (12).
Os festejos juninos de Santa Luzia têm uma tradição de 76 anos completados esse ano e, segundo o parlamentar, o projeto foi apresentado a pedido do vereador José Amâncio de Lima Neto, que já havia encaminhado Lei aprovada pela Câmara de Vereadores da cidade.
Afora esse fato protocolar do Parlamento, Paulino destacou a importância cultural e econômica da festa junina em Santa Luzia, argumentando o seu valor de preservar os costumes como o forró pé de serra, as quadrilhas juninas, as comidas e bebidas típicas, além de integração entre os moradores e suas famílias com os turistas.
Há dois anos, por meio da Satura – Associação de Turismo e Cultura de Santa Luzia, o evento junino da cidade ganhou um reforço com a promoção do São João das Famílias e dos Amigos. Além da programação festiva da Prefeitura, a própria sociedade se reuniu e, juntamente com a Satura, tem feito um resgate dos costumes e tradições dos festejos juninos, elevando a cultura local.
Fábio Cardoso