Pala Pier: nova cerveja artesanal de João Pessoa

Cotidiano

O mercado de cervejas artesanais vem crescendo bastante em todo o país, tanto que o número de cervejarias registradas aumentou 91% entre 2014 e 2017, segundo dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A maior parte dessas cervejarias, no entanto, se concentra nas regiões Sul, Sudeste e Centro Oeste do país, sendo que no Nordeste, apenas Pernambuco tinha 17 cervejarias registradas até o ano passado.
Aproveitando a tendência, os empresários Davi Crispim, Cauê Melo, Dan Oliveira e Raul Dantas se juntaram para criar uma nova marca de cerveja paraibana. A cervejaria Quebra-Quilos foi lançada nesta sexta-feira (13), assim como a primeira cerveja da marca, a Pala Bier, no Mestre Cervejeiro, localizado no bairro de Manaíra, em João Pessoa.
“Aqui na Paraíba [esse mercado] ainda é iniciante, mas os dois últimos anos foram crescentes e só tem aumentado. Essa busca pelo local, os pequenos, só vem aumentando, até mesmo pela proposta de consumo”, afirmou Cauê Melo.
Segundo ele, o grupo começou encarando a produção de cerveja como um hobby e, após alguns estudos, começaram a produzir em casa para consumo próprio. Depois, partiram para a área profissional como distribuidora de cervejas artesanais nacionais. “Então resolvemos fazer nossa própria com o crescimento do mercado ao longo dos anos”, contou.
Com um mercado promissor, antes mesmo do lançamento, a nova cerveja já estava confirmada em 10 pontos de venda em João Pessoa. Após o lançamento, será articulada a venda para outras cidades e estados. “Já tem pedido já para o Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco e fora do Nordeste. Teremos também um lançamento para o mercado pernambucano. Em agosto já estaremos no Festival de Cerveja Artesanal de Olinda”, disse.

A marca
O nome da cervejaria remete à Revolta de Quebra-Quilos, ocorrida no fim do Segundo Império, quando os revoltosos não aceitaram a adoção do sistema métrico francês de pesos e medidas. Além de refletir a identidade nordestina do produto, o nome sugere uma quebra de padrões no modo de fazer cerveja.
O lançamento começa com apenas uma cerveja, a Pala Bier. “Mas já vamos lançar em setembro mais duas e uma quarta após. Serão quatro cervejas de série de produção e depois dessa consolidação, vamos começar com as sazonais intercalando mensalmente”, disse Cauê.
Bárbara Wanderley – Jornal Correio da Paraíba