Aeroporto de Cajazeiras pode receber aeronaves de médio e grande porte

Aviação Destaque Paraíba

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) publicou em seu site a reclassificação do índice de resistência da pista do aeroporto de Cajazeiras/Pedro Vieira Moreira, o que permitirá pouso de aeronaves de médio e até grande porte, como um modelo ATR 72, com capacidade de 74 passageiros.
Segundo a Anac, “depois de estudos de sondagens da pista do aeródromo de CZ a Agência reclassificou o índice de resistência PCN (Pavement Classication Number) daquele equipamento aeroviário.
O PCN – Pavement Classification Number – passou de 06 para 26. Um índice que atesta a alta resistência da pista que fica apta para receber aeronaves de médio e até grande porte”.
A informação foi confirmada pelo presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cajazeiras, Alexandre Costa, e comemorada pelo setor empresarial que está apostando na efetivação de voos de cargas e passageiros para incrementar a economia da região.
“Uma notícia excelente que motiva agora as entidades de classe a reiniciarem uma nova luta para atraírem empresas aéreas visando implantar linhas aéreas regulares”, apontou o empresário.
Segundo ele, de imediato, de acordo com a extensão da pista, 1.600 m, já pode pousar uma aeronaves como os ATRs, operados, por exemplo, pela Azul Linhas Aéreas Brasileiras, “o ideal para nossa demanda”, comemora o empresário.
O próximo passo dos empresários, disse Costa, será reativar contatos com empresas aéreas para implantar linhas aéreas regulares.
Fábio Cardoso