Fátima é tema de documentário em cartaz nos cinemas brasileiros

Destaque Mundo

Fátima se tornou um dos destinos mais importantes de Portugal depois de 1917, quando três crianças da cidade afirmaram ter avistado a Virgem Maria. A mensagem deixada aos pequenos pela santa é tema do documentário “Fátima, o Último Mistério”, que estreia nos cinemas brasileiros no dia 9 de agosto.
O longa explora as estranhas coincidências da história do mundo com os dizeres de Fátima de mais de cem anos, revelando opiniões de especialistas e fatos antes ignorados.
A pequena cidade de 10 mil habitantes está a 130 quilômetros de Lisboa. Peregrinos se dirigem ao destino durante todo o ano realizando belíssimas procissões com velas e a imagem de Fátima. O ápice ocorre no dia 13 de maio, aniversário da aparição de Nossa Senhora, data de uma das mais espetaculares peregrinações do mundo católico.
A cidade carrega com sua história uma energia especial de muita positividade e alegria. É possível descobrir cada detalhe dos acontecimentos de um século atrás, conhecendo os lugares onde eles se passaram. No Santuário dos Valinhos, partindo de Aljustrel – aldeia onde estão as casas em que viveram as crianças, conhecidas como os três pastorinhos – vale percorrer a Via Sacra e descobrir as suas 14 adoráveis capelinhas. Além disso, no Santuário de Fátima, a Capela das Aparições e a Igreja da Santíssima Trindade encantam os visitantes.
“Devido aos eventos históricos, Fátima é considerada um dos santuários católicos mais importantes do mundo”, afirma Pedro Machado, presidente do Turismo do Centro de Portugal. “É também um destino relevante para o turismo da nossa região, estando a menos de uma hora de cidades como Coimbra, Nazaré e Tomar”, completa.

AFT Comunicação