Campina Grande terá 1ª Feira Literária em novembro e dezembro

Destaque Eventos Culturais

Até que enfim, a cidade de Campina Grande terá sua 1ª Feira Literária (Flic). O evento está começando a ser produzido e sairá de 28 de novembro a 2 de dezembro deste ano. O produtor é o pedagogo Stellio Mendes, que já foi durante muitos anos diretor do Motiva Centro na cidade. A Feira terá atividades de formação leitora para crianças, mesas redondas, palestras, oficinas e um piquenique literário, que ainda está sendo definido.
Stellio espera leitores, escritores e amantes dos livros em geral. “Estamos planejando espaços de discussão e participação para celebrarmos a beleza da literatura. Esta é nossa marca! Ela é sua também! Encaminhe esta mensagem aos seus amigos. Contamos com vocês para construirmos juntos esta ideia”, convidou o produtor.
Por enquanto, a Feira só tem um Instagram, que está precisando de seguidores. Em breve, várias novidades sobre a Flic estarão disponíveis por lá, de acordo com Stellio. Ele falou dos motivos que o fizeram realizar o primeiro evento literário desse porte em Campina.
“Campina é uma cidade de forte tradição leitora: sejam seus poetas populares, dramaturgos e dramaturgas, compositores, atores, musicistas, seja em seus festivais de violeiros e de inverno. É uma cidade que sempre respirou cultura, mas vem se sentindo sufocada pelos apoios cada vez mais parcos às diversas iniciativas artísticas”, disse.
O produtor informou que diante da inquietação de não ter apoio e ter o que mostrar ao público em geral, três amigos dele entraram no apoio ao evento. “Nós, que somos antes de qualquer coisa educadores e educadoras, decidimos encarar o desafio de promover uma feira literária. Para atender, não apenas a este forte anseio popular, mas que, sobretudo, leve formação leitora às nossas crianças, em suas escolas ou locais de convivências”, falou.
Segundo os envolvidos na ideia, a Flic nasceu de um sonho, uma utopia que agora se consolida. “Um devaneio que se faz, enfim, realidade. Não queremos muito: apenas que crianças de todas as idades pintem as cores de Campina com o encanto sublime de palavras escritas, recitadas, cantadas, pensadas. Palavras amadas. Que cada um seja parceiro dessa ideia. Ela é coletiva”, concluiu.
Programação
28 e 29/11 – atividades de formação leitora para crianças educação infantil e ensino fundamental em Escolas Públicas e Privadas que se inscreverem através de edital, que será lançado em setembro.
30/11 e 1/12 – mesas redondas, palestras, oficinas e a feira literária no Cine-teatro São José, no bairro homônimo.
2/12 – Picnic Literário
Parque da Criança (a definir)
Valdívia Costa – Paraíba Debate