Novo sistema de embarque em Campina Grande será inaugurado no final do mês

Aviação Destaque Paraíba

A instalação do Sistema ELO – de embarque e desembarque – nos aeroportos de João Pessoa/Presidente Castro Pinto e Campina Grande/João Suassuna está em etapas bastante diferentes. Enquanto a inauguração do equipamento em Campina Grande está prevista para o final deste mês, com as obras aceleradas, em João Pessoa houve atraso e o prazo de conclusão está previsto agora para o final de setembro. As informações são da assessoria de imprensa da Infraero, que encaminhou nota exclusiva ao Turismo em Foco.
Leia a nota na íntegra:
O prazo previsto para conclusão da instalação do Sistema ELO no Aeroporto Internacional de João Pessoa, com investimentos de R$ 10,5 milhões, é até o final de setembro, em virtude de adequação de vias de acesso. O terminal está recebendo quatro conectores. Já no Aeroporto de Campina Grande estão sendo instalados dois Elos, com investimentos de R$ 8,7 milhões, e prazo de conclusão até o fim deste mês.
A estrutura foi desenvolvida a partir de uma parceria entre a Infraero e a empresa gaúcha Ortobras, especializada em acessibilidade. Com 100% de tecnologia nacional, o sistema se diferencia da estrutura suspensa dos conhecidos “fingers” por estabelecer uma ligação com a aeronave a partir de uma passarela em solo que apresenta duas opções para chegar à porta do avião: por escada ou por um elevador, com capacidade para 225 kg, para uso de cadeirantes ou pessoas com mobilidade reduzida. A contratada responsável pelo fornecimento e instalação dos Elos é a Empresa Brasileira de Soluções Aeroportuárias (EBSA).
A tecnologia empregada no Elo segue o conceito de sustentabilidade e, de acordo com os princípios da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, é adequada às aeronaves comumente utilizadas pelas companhias aéreas brasileiras. Além disso, a solução ganhou o Prêmio de Inovação Tecnológica da TranspoQuip, a maior feira de infraestrutura para estradas, ferrovias, portos e aeroportos da América Latina, realizada dezembro de 2013, em São Paulo.
Redação com Assessoria de Imprensa