Pedale por uma Causa conscientiza população sobre a esclerose múltipla

Cotidiano Destaque

Nove municípios de três regiões brasileiras recebem, no próximo dia 26 de agosto, a quarta edição do Pedale por uma Causa, passeio ciclístico organizado pela associação Amigos Múltiplos pela Esclerose (AME). A ação visa dar visibilidade à esclerose múltipla, doença autoimune do sistema nervoso central que mais acomete jovens adultos no planeta.
Participam do evento as cidades de Belo Horizonte (MG), Florianópolis (SC), João Pessoa (PB), Porto Alegre (RS), Santa Maria (RS), Rio de Janeiro (RJ), Santo André (SP), Santos (SP) e São Paulo (SP). As inscrições já estão abertas e são gratuitas. Só no ano passado, o Pedale por uma Causa reuniu, aproximadamente, 1.000 pessoas em oito municípios.
“O Pedale foi criado para levar informação de qualidade para quem convive com a doença e, principalmente, para quem ainda não tem o diagnóstico”, explica Paula Prado Kfouri diretora de comunicação da AME. “Neste ano, na 4ª edição, em conjunto com outras associações, já temos mais de 1.500 inscritos”.
A iniciativa integra as diversas atividades promovidas pela AME durante o Agosto Laranja, que conta com uma série de eventos, debates, seminários e reuniões, online e presenciais para ampliar o conhecimento da população sobre a esclerose múltipla.
“Acreditamos no impacto social de uma ação como essa para aumentar a visibilidade da doença que mais atinge adultos jovens no mundo e pode ser silenciosa. Precisamos mudar essa realidade”, enfatiza a diretora da AME.
Trinta de agosto marca o Dia Nacional de Conscientização da Esclerose Múltipla, data estabelecida por meio da Lei nº 11.303, para dar visibilidade à patologia neurológica que afeta 40 mil pessoas no Brasil e 2,5 milhões em todo o planeta.
Percurso em João Pessoa: bit.ly/TrajetoJP
Curiosidade – A cor laranja remete à alegria, vitalidade, prosperidade e ao sucesso. Representa a juventude e a vida. Para apoiar o Agosto Laranja, qualquer pessoa pode vestir uma roupa laranja, pintar uma parte do corpo, iluminar um prédio público, mandar uma imagem para contato@agostolaranja.org.br e publicar nas redes sociais com a hashtag #AgostoLaranja.
A esclerose múltipla é a doença autoimune do sistema nervoso central (cérebro e medula espinhal) que mais acomete jovens adultos no mundo inteiro. Não se sabe o que causa da doença. Ainda não há cura, mas existem muitos tratamentos eficazes. Seus principais sintomas são: fadiga, problemas de visão (diplopia, neurite óptica, vista embaçada), problemas motores (perda de força ou função; perda de equilíbrio), alterações sensoriais (formigamentos, sensação de queimação). A especialidade médica que diagnostica e trata a Esclerose Múltipla é a neurologia.
A Amigos Múltiplos pela Esclerose (AME) é uma organização sem fins lucrativos, que tem como missão divulgar a esclerose múltipla, promover a conscientização e dar apoio a pessoas que convivem com a doença. A AME trabalha para fortalecer o diagnóstico precoce e defende o tratamento adequado e para ampliar a qualidade de vida de pacientes, seus amigos e familiares.

Assessoria de Imprensa