Paraíba ganha novo roteiro turístico pelos Lajedos

Destaque Paraíba

A Paraíba ganhou mais um atrativo turístico. O Lajedo da Salambaia – Vivência e Experiência com a Caatinga entra como mais uma opção de passeio para os paraibanos e, principalmente, para aqueles turistas que curtem o turismo manifestado em suas diversas formas.

O Lajedo da Salambaia está localizado ao lado de outro Lajedo mais conhecido – o de Pai Mateus, na região de Cabaceiras. Apesar do segundo ser um roteiro de notoriedade até internacional, o novo produto não deixa nada a desejar para quem pretende curti-lo plenamente. Nele, os turistas poderão promover o turismo pedagógico, de contemplação, ecoturismo e até de aventura, com rapel, trilhas de bike, entre outros.

O geossítio Lajedo da Salambaia é parte integrante do Geoparque Cariri Paraibano. Um dos principais elementos notáveis são as gnamas geradas pelo processo de dissolução da rocha.

Essas pequenas lagoas formam depósitos de sedimentos que servem de substrato para o desenvolvimento de estratos vegetais de diversos portes. Quando encontram-se preenchidas com água, são o habitat de diversas formas de vida.

Na imagem, observam-se as macambiras que se desenvolveram a partir desse substrato acumulado, além dos líquens que recobrem quase toda a superfície do topo do lajedo.

A ideia do novo roteiro turístico surgiu entre os familiares da proprietária da Fazenda Salambaia, Ana Magna Almeida Pessoa. Parente dos donos do Lajedo do Pai Mateus, pensou-se em criar um novo roteiro pelos lajedos, contando com a infraestrutura do hotel já instalado na região.

“Não iremos trabalhar com hospedagem, apenas com trilhas, lanches e roteiros de contemplação”, informou Rachel Almeida. Segundo ela, a proposta inicial é oferecer passeios pela região, mas já existe uma intensa movimentação de pessoas na área, muitos deles de estudantes, professores e pesquisadores, que buscam conhecimento nos lajedos.

Essa movimentação, apoiado ao sucesso do Lajedo de Pai Mateus, foi decisiva para essa nova investida. “Vamos oferecer uma série de pacotes que, dependendo do tempo e distância, podem custar de R$ 30 a R$ 20, inclusive, com lanches sendo inclusos”, disse.

 

Cenários para TV e cinema

O encantamento dos lajedos da Paraíba foi destacado recentemente em uma produção de uma superssérie na TV aberta. O Lajedo de Pai Mateus foi o Quartel General do elenco da produção, que destacou em primeiro plano toda a beleza e o cotidiano da região, bastante castigada pela seca e pelo clima seco.

Apesar de toda a produção ter sido feita no Pai Mateus, Rachel Almeida conta que algumas tomadas da superssérie foram feitas no Lajedo Salambaia e que existe a intenção de fazer desses locais um dos pontos de parada dos roteiros que foram formatados, mas que certamente deverão ser alterados com o passar do tempo.

Rachel Almeida disse que, por exemplo, uma área do lajedo foi transformada no cemitério da cidade fictícia e que foram deixados alguns objetos – nenhum caixão – que podem simbolizar a produção da superssérie.

Ainda segundo Rachel, a casa de tia dela foi utilizada como a residência do delegado da drama. Claro que esses elementos deverão ser apenas citados para matar a curiosidade de quem assistiu ou soube da produção da superssérie, porque o que deve realmente chamar a atenção dos visitantes serão mesmo os lajedos e a sua vegetação que são encantadas e, em algumas áreas, bastante desafiantes.

O nome Salambaia tem origem pelo fato de existir na área em abundância um parasita que tinha o mesmo nome. Outro atrativo são relatos da presença de índios da tribo Tupi que viveram naquela área por muitos anos e deixaram alguns traços dessa época, inclusive, fala-se em algo que remete aos espíritos de alguns deles.

O novo roteiro permite que os visitantes possam alcançar a vivência e experiência com os biomas ali existentes e que são exclusivamente brasileiros. Entre as atividades a serem praticadas estão rapel, trilhas de bike e caminhadas, sempre com guias turísticos.

Fábio Cardoso – Fotos: Divulgação